Conheça os benefícios do monitoramento de frotas para a sua empresa

As organizações que dependem do transporte de carga enfrentam grandes desafios nas estradas brasileiras. Por isso, o monitoramento de frotas é um recurso importante. Esse segmento é extremamente visado por criminosos e acumula anualmente um elevado número de ocorrências, conforme aponta a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). No mais recente levantamento realizado pela instituição, com dados referentes ao ano de 2020, foram constatadas 14.159 ocorrências de roubos de carga no Brasil, somando um prejuízo de R$ 1,2 bilhão para o setor.

Além dos prejuízos financeiros, essas ocorrências acarretam em transtornos para a logística das empresas. Seja no transporte de carga própria ou mesmo de mercadorias, visto a crescente alta do e-commerce no cenário brasileiro, essa modalidade tem sido vista com cuidado pelos players do setor. Uma das soluções encontradas para oferecer maior segurança aos veículos nas rodovias é a implementação de dispositivos para o monitoramento de frotas. Com as medidas utilizadas, identificou-se uma redução nos roubos de carga, além da otimização dos negócios, que ganham em modernidade com o emprego dos equipamentos eletrônicos. 

 

A adesão das empresas aos sistemas de segurança eletrônica, inclusive, pode ser observada na diminuição das estatísticas. Embora as mais de 14 mil ocorrências registradas em 2020 representem um alto número, é importante ressaltar que esse tipo de crime diminuiu em 23% quando comparado ao ano anterior. E grande parte desse recuo se deve, conforme aponta a NTC&Logística, ao emprego de medidas de segurança e tecnologia no transporte de cargas. Além de inibir a ação de criminosos, esses sistemas permitem a resposta rápida às tentativas de roubo, proporcionando maior eficiência na tomada de decisões. 

 

Dispositivos para o monitoramento de frotas

 

Atualmente, é possível contar com uma série de dispositivos de segurança para o transporte de cargas, deixando a estrada mais segura tanto para o motorista quanto para a empresa. É importante saber que a integração de sistemas otimiza o monitoramento e representa maior proteção. As câmeras veiculares são as mais conhecidas, realizando um monitoramento amplo e dinâmico do que está acontecendo com o veículo. Com elas, captam-se imagens e áudios internos e externos, transmitindo-os em tempo real para a central de monitoramento. Dessa forma, independentemente da localização do veículo, a equipe de segurança conseguirá visualizar a situação e, caso identifique alguma ação ou movimentação suspeita, tomará a medida necessária imediatamente. 

 

Leia também: Gerador de neblina de segurança: o que é e como funciona?

 

O monitoramento de carga tem funcionamento semelhante ao sistema de CFTV, no entanto, realiza a transmissão de imagens com baixa utilização de banda. Via 3G ou 4G, é possível realizar o monitoramento de diversos locais sem que seja necessária uma grande infraestrutura ou recursos de rede – que muitas vezes podem ser escassos nos trajetos realizados. Também é possível utilizar a tecnologia Veotex Image Unit (V.I.U.) com geoposicionamento, que através da tecnologia de compressão otimizada de vídeo permite a transmissão e a gravação de vídeo contínuo, com alarme via celular em tempo real, sendo um recurso muito funcional para o transporte de carga, viaturas de polícia e até mesmo monitoramento de carro-forte. 

 

O monitoramento de frotas é uma solução indispensável para organizações que trabalham com transporte de cargas e mercadorias, sendo fundamental para a segurança dos colaboradores e do material transportado. Com tecnologias adequadas e sistemas integrados, o gestor consegue ter um controle total sobre a frota, garantindo mais segurança e agilidade no dia a dia.

 

Para conhecer os dispositivos mais adequados para a sua necessidade, entre em contato com a Veolink e converse com um de nossos especialistas. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma