No sistema de CFTV há vários modelos de câmeras, e, cada uma delas, é indicada para atuarem em determinadas áreas e/ou lugares. Os nomes dos modelos das câmeras são baseados, normalmente, pelas suas lentes, forma física e respectivas aplicações.
A definição da lente é feita pela distância focal, medida em mm, desejada. Porque será através do campo de visão (ou “ângulo de visão”) desejado, que será definida a escolha da lente que melhor atenda à necessidade.
Uma maneira de auxiliar na definição da distância focal é sabendo que, quanto menor ela for, maior será o campo de visão (mas com menos detalhes na imagem); e, quanto maior a distância focal, menor o ângulo de visão, mas com detalhes mais nítidos no alvo à distância.
Principais tipos de câmeras de segurança:
As câmeras fixas podem ser IP ou analógica, podem possuir lente fixa ou varifocal (manual ou motorizada) e limita apenas a captação de uma cena. Dentre essas câmeras fixas, existem dois modelos, sendo Bullet e Mini Dome, conforme imagens:

Câmera Bullet e Câmera Mini dome
As câmeras móveis podem ser IP ou analógica, e, permitem o ajuste de três parâmetros de captura da imagem: pan (giro do alvo da câmera no eixo horizontal), tilt (giro no eixo vertical) e zoom (ajuste da distância focal, para perto ou para longe). A câmera é também conhecida, normalmente, por Speed Dome ou apenas câmera PTZ, conforme imagem:

Câmera Speed Dome
Cena capturada de uma câmera Fisheye
A câmera se chama fisheye porque possui lentes do tipo “olho de peixe” (fisheye) que possuem ângulo de visão aumentado, permitindo acompanhamento de ações em um panorama mais abrangente, conforme imagem:

Câmera Fisheye
A câmera à prova anti-explosão são câmeras especiais projetadas para serem utilizadas em ambientes com alto risco de explosão, conforme imagem:

As câmeras térmicas (ou, mais precisamente, termográficas) são dispositivos que capturam as imagens em frequências de infravermelho (associadas ao calor), e geram imagens coloridas em que cada cor representa uma determinada temperatura.
Podem ser utilizadas em aplicações industriais (medição de temperatura por imagem, por exemplo), mas em segurança sua vantagem é destacar, intensamente, um intruso em uma situação de escuridão absoluta.

Exemplo de imagens geradas pela câmera térmica
O Exército Brasileiro classifica este tipo de produto como “restrito”, de modo que exigem exigências legais para sua importação, armazenamento e uso – como o Certificado de Registro (CR).