São os mecanismos que se destinam a restringir o acesso físico de veículos, após o processamento das credenciais apresentadas para a liberação de acesso.
As cancelas possuem componentes mecânicos — como motor, engrenagens, polias, haste (ou “braço”) — e eletrônicos — como sua fonte de alimentação e sua placa controladora.
Um fato pouco conhecido é que, apesar da grande maioria das cancelas se destinar à restrição de acesso de veículos automotivos leves ou pesados (carros, ônibus e caminhões), existem casos em que são instalados modelos especiais para controle de acesso de motos ou bicicletas.
Há também modelos ultra-robustos, que conseguem até impedir fisicamente a entrada de um caminhão em uma área de acesso muito restrito (como áreas militares).
Em um bom projeto de acesso com cancelas, é fundamental incluir recursos para a segurança física dos usuários, como laços magnéticos, sensores anti-esmagamento, semáforos e sinalização de segurança.
Em ambientes com maior necessidade de segurança, pode ser adotada a eclusa de acesso veicular, com duas cancelas — a abertura de um estágio da eclusa é condicionado ao fechamento prévio do estágio anterior, exceto em situação de pânico ou emergência.
