Sensores de presença são aliados na segurança de condomínios e empresas

A segurança eletrônica disponibiliza ao mercado soluções altamente tecnológicas

Décadas atrás, os filmes de ficção científica nos levavam a universos inimagináveis. Sensores de presença que detectavam a presença de pessoas pelo calor emitido ou reconhecimento facial por meio da íris, eram coisas que se restringiam apenas aos filmes. Mas, o que era mostrado nas telonas virou realidade. Hoje, a segurança eletrônica tem evoluído e disponibilizado ao mercado soluções, cada vez mais, tecnológicas.

“Atualmente, a segurança eletrônica tem desenvolvido soluções que reforcem a segurança de condomínios, empresas e indústrias de uma maneira diferente do que era feito anos atrás. Empresas de segurança eletrônica idôneas precisam ter em seu escopo, equipe de alta qualidade que desenvolvam soluções tecnológicas e eficientes para cada demanda do cliente”, avalia Claudio Gaspari, CEO da Veolink, uma das principais integradoras de soluções e gestão em segurança eletrônica do Brasil.

E o que são os sensores de presença? De maneira geral, os sensores detectam a presença das pessoas pelo calor emitido pelos movimentos através do infravermelho. Esses dispositivos conseguem captar a variação térmica e são calibrados de acordo com a temperatura das pessoas (35º a 38º graus Celsius).

Os sensores desempenham um papel importante na segurança e na eficiência energética dos condomínios, por exemplo. Eles funcionam detectando mudanças no ambiente, como movimento, calor ou luz.

Quando uma pessoa entra na área monitorada, o sensor identifica essa presença e aciona uma ação pré definida como acender as luzes automaticamente, desbloquear uma porta, iniciar um sistema de vigilância ou enviar um alerta para a equipe de segurança. Nos condomínios, esses sensores geralmente são instalados em locais estratégicos como entradas, corredores e áreas comuns de grande circulação e podem, ainda, ser programados para operar em horários específicos ou ajustados para serem ativados apenas durante a noite.

Em geral, os sensores de presença para condomínios são uma solução eficiente e conveniente para melhorar a segurança. As vantagens de um sensor de presença são: pode detectar alvos metálicos e não metálicos; tem boa estabilidade; alta velocidade; funcionamento em condições ambientais adversas, além de baixo custo e consumo de energia.

Tipos de sensores

Os sensores de presença podem ser divididos em dois grandes grupos: os infravermelhos e os de emissão de ondas.

  • Sensores de infravermelho: detectam a presença de uma pessoa por meio do calor. O funcionamento é baseado na emissão de luzes invisíveis que, ao perceberem um objeto no meio de seu trajeto, medem os fótons para verificar a temperatura. Se a temperatura condiz com a de um ser humano (entre 36,5ºC e 40ºC) o alarme é acionado.
  • Sensores de infravermelho: detectam a presença de uma pessoa por meio do calor. O funcionamento é baseado na emissão de luzes invisíveis que, ao perceberem um objeto no meio de seu trajeto, medem os fótons para verificar a temperatura. Se a temperatura condiz com a de um ser humano (entre 36,5ºC e 40ºC) o alarme é acionado.
  • Sensores por micro-ondas: a base desse sistema é a emissão de pulsos em forma de ondas pelo ambiente. Quando há uma interrupção no padrão dessas ondas, ele considera que há alguém no local e emite um alarme.
  • Sensor acústico: outra possibilidade é o sensor de presença emitir ondas de som com frequências entre 22kHz e 45kHz, que são inaudíveis por ouvidos humanos. O sistema trabalha a partir do eco dessas ondas e quando há uma reação anormal,ele é ligado.

De acordo com Gaspari, toda detecção de problemas estará a cargo de sistemas inteligentes.“A segurança eletrônica tem utilizado sensores cada vez mais inteligentes e acessíveis para efetuarna detecção de um evento. Normalmente, esses sistemas devem ser associados a uma observação por meio de câmeras inteligentes. Toda detecção será feita por meio de sistemas inteligentes, dotados muitas vezes de IA ( Inteligência Artificial). Caberá ao homem receber essas informações e providenciar a resposta ao fato. Entretanto, as soluções inteligentes ainda têm muito campo para avançar, e o futuro reserva grandes avanços”, observa Claudio Gaspari.

Fonte:

https://itaqueraemnoticias.com.br/noticia/54475/sensores-de-presenca-sao-aliados-na-seguranca-de-condominios-e-empresas-
https://saladanoticia.com.br/noticia/59244/sensores-de-presenca-sao-aliados-na-seguranca-de-condominios-e-empresas-
https://manezinhonews.com.br/noticia/43553/sensores-de-presenca-sao-aliados-na-seguranca-de-condominios-e-empresas-

ARTIGOS RELACIONADOS

Setor de segurança eletrônica movimenta R$ 14 bilhões no Brasil

Com faturamento de R$ 14 bilhões no ano passado, de acordo com dados da Abese, mercado se depara com inúmeras possibilidades na era da tecnologia O setor de segurança eletrônica está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nas demandas dos consumidores e novas regulamentações. Para se manterem competitivas, as

As multi funcionalidades das câmeras de vigilância com Inteligência Artificial

O uso de câmeras de vigilância com inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais comum em diversos setores, desde segurança pública até monitoramento residencial e empresarial. Essas tecnologias representam uma evolução significativa em relação aos sistemas de vigilância tradicionais, oferecendo recursos mais inteligentes, eficientes e proativos. As câmeras

Brasil X EUA na segurança eletrônica: estamos indo bem?

A segurança eletrônica tem se tornado uma prioridade global, impulsionada pelo aumento da criminalidade, ameaças cibernéticas e avanços tecnológicos. Comparando o Brasil com os Estados Unidos, observa-se que ambos os países têm investido significativamente no setor, mas com abordagens, ritmos e contextos distintos, refletindo suas realidades socioeconômicas e tecnológicas. No