Como está o Sistema de Cabeamento Estruturado de sua empresa?

A época das chuvas revelam quase sempre a manutenção necessária na casa, empresa ou qualquer outro local. Problemas comuns como infiltrações e rachaduras em telhados  podem ter um grande malefício para as pessoas que trabalham ou moram em edifícios com estes problemas, e também para a estrutura física de móveis, eletrodomésticos e também o Sistema de Cabeamento Estruturado do lugar, se houver.

Por isso, na época de chuvas, condomínios, edifícios, escritórios e outros locais precisam redobrar seus cuidados para proteger da água e das descargas elétricas seu sistema de cabeamento para garantir o bom funcionamento da comunicação do local. Neste texto vamos falar um pouco sobre o que é cabeamento estruturado e como protegê-lo das intempéries nos períodos mais chuvosos do ano. E saiba também, como a Veolink está auxiliando de forma gratuita a comunidade de segurança patrimonial neste momento de crise mundial. Confira!

O que é Sistema de Cabeamento Estruturado?

Em empreendimentos como condomínios, edifícios e prédios empresariais, existe um grande volume de cabos de telefonia e internet responsáveis para manter a comunicação externa e interna do local. Quando estes cabeamentos são organizados de forma eficiente, segundo as normas TIA (Associação das Indústrias de Telecomunicações), o chamamos de Sistema de Cabeamento Estruturado: uma rede de cabos que conectam salas, computadores, interfones para manter a comunicação entre os locais e o exterior de forma eficiente.

Cada projeto de cabeamento estruturado possui sua particularidade, já que cada um deles prevê um layout diferenciado, bem como, têm necessidades diferentes de instalações. Mas a vantagem deste sistema é o fato da facilidade de ajustes na sua rede por conta da sua organização planejada para adição de novos cabeamentos.

Apesar de ser o sistema que necessite de pouca manutenção, ainda sim é necessário que haja alguns cuidados para que este Sistema de Cabeamento Estruturado  não seja comprometido por conta de intempéries da época das chuvas recorrentes.

 

Como evitar que o sistema de cabeamento estruturado seja afetado pelas chuvas?

 

Contrate uma boa prestadora de serviço de cabeamento

A melhor maneira de evitar futuras dores de cabeça em relação ao cabeamento de seu empreendimento é sempre pensar bem quanto a contratação dos profissionais logo no início. Escolher um serviço especializado de qualidade, que utilize os melhores materiais e que tenha alto conhecimento técnico é o primeiro passo para evitar gastos futuros e situações inusitadas que despendem desperdício de tempo e dinheiro. Escolha uma empresa que avalie de forma personalizada em relação à planta do seu empreendimento e também prevendo possíveis intempéries (calor, agentes químicos, movimentos, planos de crescimento, etc.) para proporcionar a máxima segurança para o seu Sistema de Cabeamento Estruturado.

A infraestrutura de cabeamento estruturado é um ótimo investimento para evitar constantes e custosas manutenções, já que grande maioria dos problemas ocorridos com redes de computadores começam a partir da ausência de um bom sistema de cabeamento. Por isso, a contratação de uma empresa séria e comprometida com as normas de segurança vai gerar grande economia à longo prazo.

Faça manutenção preventiva

O fluxo de informações e comunicação é um serviço importantíssimo para o funcionamento de qualquer empreendimento, seja para o serviço de segurança na portaria ou para a comunicação externa com clientes e o público em geral. Por ser um serviço tão vital, é necessário um plano eficaz de manutenção preventiva periódica. Escolha no mínimo um mês do ano, principalmente antes do período das chuvas frequentes, para fazer uma avaliação e verificar possíveis pontos sensíveis que possam precisar de uma atenção especial. Neste caso, a vantagem de se adquirir um serviço de cabeamento estruturado é o fato de que sua manutenção é simples, rápida e raramente oferece grandes consertos já que sua estrutura é feita para durar muito anos.

Descargas elétricas provenientes de tempestades são uma das preocupações da época de chuvas. A vantagem do Sistema de Cabeamento Estruturado é que sua concepção permite que se houver um problema em uma das estruturas, esta não impedirá as outras de funcionarem corretamente.

Tenha atenção à instalação física do seu empreendimento

Além de sempre fazer uma manutenção preventiva no sistema de cabeamento, é importante também manter em ordem a estrutura física do seu prédio, empresa, indústria ou qualquer outro local. A época das chuvas sempre revelam os sinais de goteiras, infiltrações e outras avarias que indicam que o local precisa passar por uma reforma. Não deixe de se atentar, então, a manutenção preventiva também da estrutura predial, para não expor seu sistema de cabeamento à uma intempérie.

 

Como a Veolink vem ajudando a comunidade segurança de forma gratuita com relação ao COVID-19?

 

A Veolink é uma integradora de sistemas de segurança e controle do Grupo Graber, que atua há mais de 40 anos no mercado de segurança, tornando-se líder no segmento. Por isso, a fim de prestar ajuda à comunidade de segurança, está oferecendo atendimento de consultoria de forma gratuita a todos os profissionais do setor que porventura estejam desenvolvendo soluções para suas respectivas empresas e que desejem se aprofundar e /ou tirar dúvidas .

Se você trabalha na área de Segurança Patrimonial e deseja contribuir com sua organização na elaboração de inovadoras soluções de segurança, aproveite os dias de home office e converse gratuitamente com nossos especialistas! Tire suas dúvidas e peça ajuda para seu projeto de arquitetura de  Sistema de Cabeamento Estruturado. Acesse nosso site e reserve um horário com nossos especialistas.

Se você já aprendeu como proteger o seu Sistema de Cabeamento Estruturado nos períodos de chuva e quer aprender mais sobre essa área acompanhe no nosso site outros textos que falam sobre o tema. Se você quer adquirir um serviço especializado de infraestrutura de cabeamento ou precisa da contratação de profissionais especializados para fazer a manutenção, a Veolink pode te ajudar. Fale conosco e conheça mais dos nossos serviços.

Compartilhar esse post

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma