sistemas de áudio-sonorização profissional
- Alto-falantes
- Microfones
- Software de gerenciamento e controle
- Integrações
Alto-falantes
São o componente responsável por realizar a reprodução das mensagens de voz, em salas, corredores, garagens ou outros espaços.
Além da recepção do sinal de áudio — que pode ser por meio de protocolo VOIP (voz sobre IP) –, os alto-falantes podem possuir tecnologias de supressão de ruídos ambientes e de melhoria dinâmica de som.
Uma característica importante, em sistemas de sonorização profissional, é o endereçamento: é possível definir se a voz deve ser reproduzida em um, dois ou mais alto-falantes.
Um exemplo é a chamada para embarque, em aeroportos — o alto-falante tanto pode reproduzir instruções para os passageiros de um gate específico, como para todas as pessoas em uma seção inteira do aeroporto, ou mesmo em todos os alto-falantes instalados.
Alguns modelos podem inclusive ter mensagens pré-gravadas em sua memória interna, com agenda para reprodução automática das mesmas.
Microfones
Na verdade, no mundo da segurança o microfone é frequentemente um elemento integrado a um painel de controle de áudio.
O operador geralmente tem à sua disposição, na base do painel, botões que permitem a rápida seleção do alto-falante (ou alto-falantes) na qual o som deve ser reproduzido.
Bons microfones evitam que a voz captada seja distorcida ou tenha sua clareza prejudicada por ruído ambiente.
Alguns fabricantes possuem modelos sem fio e portáteis, que podem ser úteis em situações de crise de segurança.
Software de gerenciamento e controle
Com a adoção massiva de soluções convergentes, o áudio tem migrado cada vez mais para as redes TCP/IP.
Neste sentido, a adoção de protocolos como SIP (Session Initiation Protocol) e VOIP (Voice Over IP) afeta não só a telefonia corporativa e doméstica, mas também ajuda a reduzir custos em soluções de segurança.
Com um bom software de gerenciamento e controle, o responsável pela sonorização de segurança pode configurar os equipamentos de áudio, monitorar seu funcionamento (através de mecanismos de auto-teste), e definir operações automatizadas.
Integrações
Um bom sistema de áudio de segurança pode ser integrado a outros componentes da solução corporativa, como a detecção de incêndio ou o controle de acesso.
Assim, situações como a detecção de um foco inicial de incêndio ou a ativação do bloqueio de acesso (“lockdown”) podem gerar, automaticamente, a reprodução repetida de uma mensagem pré-gravada, até que um operador do sistema confirme que a emergência foi solucionada.
Sistemas mais sofisticados podem, inclusive, utilizar a sintetização de voz para criar mensagens de áudio a partir do software, como vemos com assistentes virtuais.