O 5G é um novo padrão de transmissão de dados, com ele é possível proporcionar maiores velocidades, cobertura e recursos em relação ao 4G – tecnologia atualmente presente no Brasil. A promessa é de que com essa tecnologia será possível conectar tudo, em qualquer lugar e o tempo todo, oferecendo um enorme potencial para a digitalização da economia, particularmente para a indústria.
Estima-se que o 5G oferecerá uma velocidade de 10 a 20 vezes maior que o 4G. Em prática, um arquivo de 1GB poderia ser baixado em menos de 10 segundos com essa nova ferramenta. A nova tecnologia possibilitará também a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio, pois o 5G consegue diminuir o tempo de latência de equipamentos, que é um dos maiores problemas da atual geração.
Na indústria, as fábricas poderão expandir o uso de robôs e realidade virtual, enquanto os escritórios terão mais funções automatizadas por inteligência artificial. Com isso, será possível entrar em uma nova era para a categoria, agilizando todos os processos e diminuindo os custos com problemas e erros.
Além disso, por conta da tecnologia ser pensada para o mercado corporativo, ela será capaz de trazer maiores níveis de segurança, velocidade e estabilidade. Resultando em novidades que irão oferecer facilidade na programação, não necessitando de programadores experientes e podendo ser realizada diretamente pelos operadores, no chão de fábrica.
Portanto, para a indústria a implantação do 5G é o caminho para um mundo novo, com ele, a produção será mais ágil, com maior produtividade e com o menor risco de problemas. No Brasil, é estimado que a tecnologia chegue ainda no ano de 2022 por conta de um anúncio feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) após a realização do Leilão do 5G ocorrido em Novembro.
Fonte: