Como o 5G vai impactar a indústria?

O 5G é um novo padrão de transmissão de dados, com ele é possível proporcionar maiores velocidades, cobertura e recursos em relação ao 4G – tecnologia atualmente presente no Brasil. A promessa é de que com essa tecnologia será possível conectar tudo, em qualquer lugar e o tempo todo, oferecendo um enorme potencial para a digitalização da economia, particularmente para a indústria.

 

Estima-se que o 5G oferecerá uma velocidade de 10 a 20 vezes maior que o 4G. Em prática, um arquivo de 1GB poderia ser baixado em menos de 10 segundos com essa nova ferramenta. A nova tecnologia possibilitará também a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio, pois o 5G consegue diminuir o tempo de latência de equipamentos, que é um dos maiores problemas da atual geração.

 

Na indústria, as fábricas poderão expandir o uso de robôs e realidade virtual, enquanto os escritórios terão mais funções automatizadas por inteligência artificial. Com isso, será possível entrar em uma nova era para a categoria, agilizando todos os processos e diminuindo os custos com problemas e erros.

 

Além disso, por conta da tecnologia ser pensada para o mercado corporativo, ela será capaz de trazer maiores níveis de segurança, velocidade e estabilidade. Resultando em novidades que irão oferecer facilidade na programação, não necessitando de programadores experientes e podendo ser realizada diretamente pelos operadores, no chão de fábrica.

 

Portanto, para a indústria a implantação do 5G é o caminho para um mundo novo, com ele, a produção será mais ágil, com maior produtividade e com o menor risco de problemas. No Brasil, é estimado que a tecnologia chegue ainda no ano de 2022 por conta de um anúncio feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) após a realização do Leilão do 5G ocorrido em Novembro.

 

Fonte:

Folha UOL
IG – Tecnologia

ARTIGOS RELACIONADOS

Como proteger sua empresa de falhas de segurança no ChatGPT

Mas, junto com esses avanços, vêm riscos. Recentemente, uma falha de segurança na versão corporativa do ChatGPT foi descoberta, e criminosos estão aproveitando para tentar acessar informações sensíveis. Essa falha, considerada de risco médio, já gerou milhares de tentativas de ataques, mostrando que as empresas precisam agir rápido para se

Quais são os critérios para uma boa escolha dos componentes?

O mercado de segurança eletrônica está em plena expansão e em constante evolução tecnológica — uma realidade que torna absolutamente essencial a escolha criteriosa dos componentes que compõem os sistemas de vigilância por vídeo. Por que escolher bem os componentes é fundamental? Câmeras, gravadores (DVR/NVR), switches, cabos e fontes de