Agro brasileiro em 2023: crescimento e inovação no campo

O agronegócio brasileiro deve voltar a crescer agora em 2023. Algumas entidades do setor projetam crescimento de até 10% para este ano. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agro deve aumentar 2,5% em comparação a 2022. Já o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas estima crescimento de 8%, enquanto o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta aumento de 10,9% no PIB do setor. Independentemente dos números, o que os especialistas sabem é que o agro deve manter seu foco pela produtividade, buscando a inovação no campo e a sustentabilidade.

“Sabemos da importância do agronegócio para o Brasil. Para este ano, o agro deve ir em busca da produtividade, com controle de custos (principalmente dos insumos e logística); melhoria da gestão e controle das operações; adequação a normas e regulamentações nacionais e internacionais, incluindo ambientais e a LGPD Lei Geral de Proteção de Dados); entre outros”, opina Renato da Silva Pereira, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink, empresa do Grupo Graber, e uma das principais integradoras de gestão e soluções em segurança eletrônica do Brasil.

De acordo com Renato Pereira, além desse caminho a ser seguido pelo agronegócio em 2023, outra questão relevante é sobre os avanços tecnológicos aplicados à agricultura. A tecnologia permite uma maior confiabilidade da plantação, monitoramento do campo, controle sobre a produção, o processamento, o estoque e a distribuição. Para ele, a segurança anda de mãos dadas com a gestão nos sistemas inteligentes que atendem à agroindústria.

Soluções

O diretor da Veolink cita algumas soluções desenvolvidas para melhorar e dar mais segurança no campo. “Detecção de intrusão perimetral é uma necessidade importante na segurança para a agroindústria. A Veolink possui soluções com tecnologia de ponta, inclusive radares e minas eletrônicas. A capacidade de customização e inovação da Veolink permite resolver problemas em situações específicas e desafiadoras”, ressalta.

Um exemplo dessa capacidade de customização e inovação da Veolink é, por exemplo, a determinação da qualidade da matéria-prima de indústria sucroalcooleira com analítico de vídeo vinculado ao controle de acesso veicular. Para viabilizar o investimento nas soluções, é importante contar com alternativas financeiras como o modelo “As a Service”.

O que é esse modelo “As a Service”? “A Veolink consegue fornecer soluções completas com modelo comercial “solução como serviço”, isto é, com hardware e software são fornecidos em contrato de locação e manutenção, sem necessidade de compra pelo cliente. Assim, ao invés de absorver um grande investimento como CAPEX (Capital Expenditure – gasto com patrimônio imobilizado), o cliente faz um investimento recorrente, com pagamentos mensais em modelo OPEX (Operational Expenditure – gasto operacional cotidiano)”, explica Renato.

FONTE: https://revistasegurancaeletronica.com.br/agro-brasileiro-em-2023-crescimento-e-inovacao-no-campo/

Compartilhar esse post

ARTIGOS RELACIONADOS

Soluções inovadoras e customizáveis na mineração

Setor precisa de uma segurança especializada que ajuda na performance do negócio Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca

Sistemas de segurança apresentam boa performance na vigilância do Agro

O CFTV é uma das soluções disponíveis para a segurança do agronegócio A economia do Brasil é diversificada e uma das maiores do mundo. Baseada em setores como agricultura, indústria e serviços, o país possui uma grande variedade de recursos naturais, desde terras férteis e ricos depósitos minerais. A agropecuária

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e