Automação predial e industrial aliada à segurança eletrônica

A segurança eletrônica vem, a cada ano, evoluindo e trazendo soluções adaptáveis a diversos setores como varejo, bancos, condomínios, empresas e indústrias. Os sistemas existentes para a segurança eletrônica podem ser combinados com a automação predial, oferecendo ainda mais controle e segurança.

Mas o que é exatamente a automação predial? Podemos dizer que é uma inovação que permite a integração de diversas tarefas e rotinas de maneira totalmente automatizada, por meio de um software. Assim, equipamentos elétricos, eletrônicos e sistemas de alarmes, por exemplo, trabalham em conjunto, para facilitar o cotidiano das pessoas, gerando economia e segurança.

“A automação predial permite a integração de todos os dispositivos, daí podemos trabalhar conjuntamente com as soluções que existem atualmente no mercado em termos de segurança eletrônica. Por exemplo, se um sensor detectar um incêndio em um local, o painel de controle central ativará o alarme, alertando às pessoas presentes no local e o sprinkler libera água no ambiente, para combater o incêndio. Tudo isso sem intervenção humana, de forma rápida e eficaz”, explica Claudio Gaspar, CEO da Veolink, empresa do Grupo Graber e uma das principais integradoras de soluções e gestão em segurança eletrônica do Brasil.

Maior produtividade

A automação predial e industrial aliada à segurança eletrônica traz inúmeros benefícios como maior produtividade por parte dos colaboradores, por exemplo, pois não precisam se preocupar com fatores controlados pelos sistemas automatizados, melhorando assim a qualidade do trabalho, o que permite uma maior concentração por parte dos colaboradores, contribuindo para o aumento da produtividade como um todo.

Nesse novo mundo, destacamos os sistemas de IA ( Inteligência Artificial) que utilizam imagens, integradas ou não com sistemas de sensores, para qualquer tipo de detecção, sejam elas invasão de perímetros e áreas restritas, incêndio, circulação indevida de pessoas e veículos, controle de fluxo e velocidade, além de disparar automaticamente medidas de contenção e até mesmo de reação, como disparo de sinais sonoros específicos para cada tipo de alarme, disparo de neblina de glicol impregnando o ambiente, e até mesmo, como já foi dito, disparo de extintores de incêndio e sprinklers.

Tomamos como exemplo um Data Center onde o sistema de automação predial pode ser utilizado para controlar desde o acesso de pessoas autorizadas, detecção de tentativa de acesso não autorizado, variação de temperatura ambiente e dos equipamentos, detecção e disparo de medidas de contingência em casos de incêndio, entre outras possibilidades.

Fonte:

https://teclandoweb.com.br/noticia/26859/a-automacao-predial-e-industrial-aliada-a-seguranca-eletronica

https://gazetadasemana.com.br/noticia/102807/a-automacao-predial-e-industrial-aliada-a-seguranca-eletronica

https://saladanoticia.com.br/noticia/48176/a-automacao-predial-e-industrial-aliada-a-seguranca-eletronica

ARTIGOS RELACIONADOS

Setor de segurança eletrônica movimenta R$ 14 bilhões no Brasil

Com faturamento de R$ 14 bilhões no ano passado, de acordo com dados da Abese, mercado se depara com inúmeras possibilidades na era da tecnologia O setor de segurança eletrônica está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nas demandas dos consumidores e novas regulamentações. Para se manterem competitivas, as

As multi funcionalidades das câmeras de vigilância com Inteligência Artificial

O uso de câmeras de vigilância com inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais comum em diversos setores, desde segurança pública até monitoramento residencial e empresarial. Essas tecnologias representam uma evolução significativa em relação aos sistemas de vigilância tradicionais, oferecendo recursos mais inteligentes, eficientes e proativos. As câmeras

Brasil X EUA na segurança eletrônica: estamos indo bem?

A segurança eletrônica tem se tornado uma prioridade global, impulsionada pelo aumento da criminalidade, ameaças cibernéticas e avanços tecnológicos. Comparando o Brasil com os Estados Unidos, observa-se que ambos os países têm investido significativamente no setor, mas com abordagens, ritmos e contextos distintos, refletindo suas realidades socioeconômicas e tecnológicas. No