Automação predial e industrial aliada à segurança eletrônica

A segurança eletrônica vem, a cada ano, evoluindo e trazendo soluções adaptáveis a diversos setores como varejo, bancos, condomínios, empresas e indústrias. Os sistemas existentes para a segurança eletrônica podem ser combinados com a automação predial, oferecendo ainda mais controle e segurança.

Mas o que é exatamente a automação predial? Podemos dizer que é uma inovação que permite a integração de diversas tarefas e rotinas de maneira totalmente automatizada, por meio de um software. Assim, equipamentos elétricos, eletrônicos e sistemas de alarmes, por exemplo, trabalham em conjunto, para facilitar o cotidiano das pessoas, gerando economia e segurança.

“A automação predial permite a integração de todos os dispositivos, daí podemos trabalhar conjuntamente com as soluções que existem atualmente no mercado em termos de segurança eletrônica. Por exemplo, se um sensor detectar um incêndio em um local, o painel de controle central ativará o alarme, alertando às pessoas presentes no local e o sprinkler libera água no ambiente, para combater o incêndio. Tudo isso sem intervenção humana, de forma rápida e eficaz”, explica Claudio Gaspar, CEO da Veolink, empresa do Grupo Graber e uma das principais integradoras de soluções e gestão em segurança eletrônica do Brasil.

Maior produtividade

A automação predial e industrial aliada à segurança eletrônica traz inúmeros benefícios como maior produtividade por parte dos colaboradores, por exemplo, pois não precisam se preocupar com fatores controlados pelos sistemas automatizados, melhorando assim a qualidade do trabalho, o que permite uma maior concentração por parte dos colaboradores, contribuindo para o aumento da produtividade como um todo.

Nesse novo mundo, destacamos os sistemas de IA ( Inteligência Artificial) que utilizam imagens, integradas ou não com sistemas de sensores, para qualquer tipo de detecção, sejam elas invasão de perímetros e áreas restritas, incêndio, circulação indevida de pessoas e veículos, controle de fluxo e velocidade, além de disparar automaticamente medidas de contenção e até mesmo de reação, como disparo de sinais sonoros específicos para cada tipo de alarme, disparo de neblina de glicol impregnando o ambiente, e até mesmo, como já foi dito, disparo de extintores de incêndio e sprinklers.

Tomamos como exemplo um Data Center onde o sistema de automação predial pode ser utilizado para controlar desde o acesso de pessoas autorizadas, detecção de tentativa de acesso não autorizado, variação de temperatura ambiente e dos equipamentos, detecção e disparo de medidas de contingência em casos de incêndio, entre outras possibilidades.

Fonte:

https://teclandoweb.com.br/noticia/26859/a-automacao-predial-e-industrial-aliada-a-seguranca-eletronica

https://gazetadasemana.com.br/noticia/102807/a-automacao-predial-e-industrial-aliada-a-seguranca-eletronica

https://saladanoticia.com.br/noticia/48176/a-automacao-predial-e-industrial-aliada-a-seguranca-eletronica

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma