A segurança patrimonial é imprescindível para manter o perfeito funcionamento de uma empresa. Seja o patrimônio material ou imaterial, ambos precisam de cuidados especiais, o que inclui a adoção de medidas de controle de acesso, ou seja, a padronização da maneira como colaboradores e visitantes adentram os ambientes da empresa. Essas ações restringem a circulação de indivíduos não autorizados em locais que necessitam de segurança especial.
A seguir, vamos te apresentar 5 tipos de controle de acesso que a sua empresa pode aplicar nas práticas do seu dia a dia. Veja!
O que é patrimônio material e imaterial e por que precisam de Controle de Acesso?
Entre os patrimônio materiais estão documentações, equipamentos, maquinário, artigos em estoque, matéria prima e outros produtos necessários para o bom funcionamento da rotina da empresa. Esses objetos podem ser furtados, destruídos ou danificados, podendo gerar atrasos na produção, venda, prejuízos monetários e outras complicações.
Quando se fala do patrimônio imaterial, falamos de pessoas, conhecimento, métodos de processos, produção e pesquisas desenvolvidas. Esse patrimônio é inestimável e, por isso, são muito visados e precisam também de proteção.
Dessa forma, um Sistema de Controle de Acesso é indicado para a proteção das empresas, tanto para garantir a segurança dos colaboradores, produtos e maquinários quanto das informações sensíveis da marca. Esse controle de segurança pode ser aplicado para o acesso à sala de monitoramento, data center, estoque e outros locais estratégicos.
A entrada e saída de prestadores e colaboradores são gerenciadas através de biometria, senhas, tags, cartões de aproximação e outros recursos. Também é possível armazenar esses dados para o gerenciamento remoto, em que é possível fornecer acesso ou retirá-lo de forma prática pelo gestor da empresa ou outro responsável.
Os diferentes níveis de segurança de Controle de Acesso
Utilização de senha
A senha é o método mais comum, aplicado em vários empreendimentos. A utilização de um teclado numérico libera o acesso através do cadastro de uma senha específica para cada indivíduo. Apesar de ser um meio de segurança muito difundido, é preciso reforçar os cuidados na aquisição desse sistema e conscientizar os colaboradores com instruções claras de segurança, como a importância de não passar o seu número pessoal a ninguém ou não anotá-lo em algum lugar que possa ser perdido ou acessado por outras pessoas. E, caso ocorra a suspeita de que a senha está insegura, é preciso comunicar os responsáveis da segurança corporativa.
Leitor de proximidade
Há também o leitor por proximidade, em que são usadas tags ou cartões que podem ou não serem devolvidos depois do uso. Esses objetos possuem uma identificação por via radiofrequência (RFID), em que, o indivíduo posiciona-o perto do leitor que fica ao lado do portão, da catraca ou da porta, liberando sua passagem, caso o código do cartão ou da tag permita a entrada.
Leitor biométrico
O reconhecimento por digitais é um dos sistemas mais confiáveis, já que o cadastro é único e completamente exclusivo. Cada vez que a pessoa autorizada entrar em um ambiente em que há o controle de acesso por biometria, deverá inserir a ponta do dedo cadastrado no leitor. É importante que a empresa invista em um bom sistema, para não gerar atrasos na leitura e manutenção constante.
Cancelas
Quanto aos veículos, o uso das cancelas é um método altamente difundido em empresas que possuem estacionamento. Elas restringem o acesso de forma física, mediante ao processamento das credenciais apresentadas para a liberação de acesso e podem ser únicas ou em sistema duplo de eclusa. Também podem ser compostas não só para controlar o acesso de veículos leves, mas inclusive de motos e bicicletas ou até para veículos pesados para impedir a passagem em locais ultra restritos (áreas militares, por exemplo).
A combinação desses elementos em cada nível de segurança
Como relatado acima, os métodos são eficazes, mas todos possuem suas limitações. Por isso, é importante, na empresa, combinar vários mecanismos, mediante ao nível de segurança que se precisa para determinado local. Para locais com muita movimentação de pessoas, mas com a presença de dados pouco sensíveis, talvez o leitor por proximidade ou a senha já bastem para efetivar um controle eficiente do local.
Contudo, em lugares onde o acesso precisa ser muito restrito, o leitor biométrico pode ser a opção mais eficaz. Combinar vários métodos traz segurança e praticidade aos processos.
Quem poderá dizer quais métodos são os mais adequados é a prestadora de serviço de soluções de segurança, já que ela fará o planejamento adequado para determinar os pontos de maior preocupação e vulnerabilidade e assim, determinar, as melhores soluções para cada caso.
Por isso, é imprescindível ter ao seu lado uma empresa eficiente de tecnologia em segurança patrimonial, que se apoia nas últimas novidades do mercado para oferecer o melhor serviço. Assim, a Veolink, empresa do Grupo Graber, apresenta para os empreendimentos comerciais e industriais soluções tecnológicas em segurança, com os recursos de ponta e qualidade técnica, para proteger e promover praticidade aos seus clientes todos os dias. Quer saber mais? Fale conosco e conheça tudo sobre os nossas soluções em Sistemas de Controle de Acesso.