O Controle de Acesso de sua empresa oferece a segurança necessária?

Se você é um empreendedor que se preocupa com a segurança da sua empresa, deve já ter ouvido falar sobre controle de acesso. É um termo usado para denominar medidas de padronização para a circulação de pessoas em determinados locais de um empreendimento. Essas medidas são uma maneira de garantir a segurança dos colaboradores e clientes em espaços comuns da empresa, bem como garantir a proteção dos patrimônios materiais e imateriais do local. 

Para restringir a circulação de pessoas não autorizadas em locais restritos, como data base, estoques, escritório, as empresas adotam algumas medidas, das mais simples às mais sofisticadas, para controlar o acesso dos transeuntes. O problema é que, algumas das medidas podem ser ineficazes para o tipo de segurança que aquele local necessita e a vulnerabilidade que ele enfrenta no dia a dia. 

Por isso, vamos analisar nesse texto se na sua empresa o controle de acesso está atualizado às necessidades do seu negócio e garante a segurança de todos os envolvidos. Veja! 

 

Você já está aplicando o controle de acesso e não sabe

Se você tem uma chave especial, mais reforçada e de uso restrito para a porta do almoxarifado, por exemplo, você já está aplicando algum tipo de controle de acesso. Algumas medidas simples de controle já estão presentes no dia a dia das empresas para garantir a organização e o bom funcionamento do local de trabalho. Contudo, nem sempre são as mais eficazes no caso de uma ação planejadamente má intencionada de furto, destruição de patrimônio ou tentativa de sabotagem e roubos de informações restritas da sua marca. Tomando ainda o exemplo da chave do almoxarifado, ela pode ser facilmente roubada ou copiada, dando acesso a pessoas não-autorizadas até o momento em que fosse constatado a tentativa ou execução da ação criminosa.

Por isso, as empresas de tecnologia estão investindo cada vez mais em equipamentos e desenvolvimento de softwares inteligentes para fornecer opções mais seguras para que os empresários e colaboradores possam estar em segurança nos seus locais de trabalho e os clientes também possam ter ainda mais confiança na sua marca. 

 

 

Algumas perguntas para refletir sobre a segurança da sua empresa:

 

O seu estacionamento está vulnerável?

Um problema comum, principalmente nas grandes cidades, são os roubos e vandalismos em carros, motos e outros veículos. Se a sua empresa possui um grande estacionamento, mas ele está aberto, talvez esteja vulnerável demais a ações criminosas. Pensando nisso, as cancelas restringem o acesso de forma física, que só é liberado segundo a entrega de credenciais. Esse método ajuda a controlar a entrada e saída de veículos e inibir ações criminosas que podem começar no estacionamento.

 

Você realmente sabe quem tem acesso a entrada do seu estabelecimento?

Em prédios comerciais e indústrias, onde há uma grande circulação de visitantes e colaboradores diariamente é muito importante estabelecer um controle de acesso que seja eficiente para proporcionar segurança para todos que estão no local, mas também ser de fácil aprendizagem e utilização para não gerar entraves e atrasos na produção e no atendimento dos clientes. Para isso foi criado o leitor de proximidade para o uso de tags ou cartões. Com ele é possível, mediante a um cadastro prévio, adentrar ao local de forma simples e segura, pois através da aproximação do cartão ou da tag a um leitor de radiofrequência (RFID), o acesso de pessoas autorizadas é liberado. Essa medida auxilia o controle da portaria e fornece mais informação aos funcionários da segurança e comodidade aos usuários. 

 

O local de acesso ao seu patrimônio está protegido? 

Os locais onde se concentram a maioria dos seus patrimônios materiais, precisam ter um controle de acesso mais restrito. Locais como estoque, sala de equipamentos, sala de matéria-prima, cofres, são muito visados por pessoas mal intencionadas ou até, de pessoas desatentas, que não possuem o conhecimento técnico necessário para estar no local, e por isso, podem se machucar ou danificar algum material e atrasar processos e vendas da empresa. 

Para evitar esses imprevistos, o uso de senhas é um método muito comum utilizado em vários lugares. As portas contendo teclado numérico libera o acesso através da digitação da senha correta, cadastrada previamente pela pessoa autorizada. Essa senha é intransferível e não pode ser anotada em lugares inseguros ou fornecida de nenhuma forma. 


Outra maneira, e mais segura, de restringir o acesso é por meio de reconhecimento de digitais. O cadastro é único e completamente exclusivo, através do uso da biometria da pessoa autorizada ao acesso. É um sistema bem confiável e prático, que facilita o dia a dia dos colaboradores da empresa e promove segurança aos empreendedores. 

 

Sua empresa lida com dados sensíveis próprios ou de clientes? 

Seus dados e dos seus clientes também são preciosos. Além do patrimônio material, o patrimônio imaterial também precisa ser protegido. Seus dados, métodos de produção, pesquisas, todas essas informações possuem valor inestimável, portanto, precisam de proteção. Assim, restringir a entrada a data centers, salas de documentações e outros locais de geração e proteção de dados é muito importante. E para esses locais, também indicamos a biometria como um método eficiente, através de técnicas complexas e difíceis de ser fraudadas, como geometria de mão ou de reconhecimento facial. 


Por meio desses método, o leitor identifica traços físicos (tamanho da mão, tamanho do maxilar, distância entre os olhos, etc.) do indivíduo e o codifica, mediante ao cadastro prévio, e então, identifica se ele está autorizado a entrar no recinto. É uma tecnologia avançada e muito segura. 

Mediante a essas quatro questões, o seu controle de acesso está sendo eficiente para a sua empresa? Se a resposta é “não”, é importante que você peça a ajuda de profissionais especializados em segurança tecnológica para avaliar o seu local de trabalho e promover um sistema de controle que seja personalizado às suas necessidades e possua bom custo-benefício. Para isso, existe a Veolink, que é uma marca especializada em soluções tecnológicas de segurança e monitoramento. Além de alto grau de qualidade técnica, possui equipamentos de última geração para trazer comodidade e segurança às empresas. Conheça mais sobre a Veolink em seu site e acompanhe nossas novidades sobre tecnologia da segurança em nosso blog.

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink é umas das empresas confirmadas para a Seg Summit 2024

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica registrou faturamento acima de R$ 12 bilhões em 2023, com crescimento médio de 13,75% sobre os R$ 11 bilhões registrados em 2022. Esses números revelam o potencial desse mercado que vem

Lombada eletrônica educativa pode se tornar solução em condomínios residenciais

Alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade imposto em vias públicas, e até em locais como os condomínios residenciais. No “Maio Amarelo” marcado por campanhas de alerta sobre acidentes no trânsito, a Veolink oferece uma solução para garantir a fiscalização e a conscientização. “A instalação de uma lombada eletrônica

Soluções inovadoras e customizáveis na mineração

Setor precisa de uma segurança especializada que ajuda na performance do negócio Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca