Na rotina de uma empresa, um profissional que tem grande importância é o gestor de segurança. Suas atividades estão relacionadas ao gerenciamento completo das ações de segurança da instituição. Ou seja, ele é o responsável pelas definições de planos e estratégias que visam à preservação de todo o patrimônio da organização, seus bens e pessoas.
Visto que suas atividades estão relacionadas a todos os setores da empresa, é imprescindível, ainda, que este profissional tenha facilidade em se comunicar com todo o quadro de funcionários, bem como entenda de outras áreas, como administração, legislação, gestão de pessoas e logística. Esse conhecimento amplo permitirá que ele lide com autonomia e autoridade em diferentes situações do dia a dia.
Entre suas principais funções inclui-se o planejamento, a organização, a execução e o controle de todas as atividades relacionadas à segurança da empresa, seus bens e seus funcionários. Dessa forma, cabe ao gestor de segurança pensar em soluções físicas e eletrônicas de segurança, adequando os melhores métodos conforme as necessidades de cada departamento.
Perfil do gestor de segurança
Considerado peça-chave no quadro organizacional da empresa, o gestor de segurança possui formação em cursos superiores, tecnólogos ou especializações na área, o que garante um conhecimento amplo e atualizado sobre os métodos de trabalho.
Considerando a importância de suas funções para garantir a proteção da empresa como um todo, é fundamental também que este profissional tenha facilidade em lidar com situações emergenciais e pensamento rápido e crítico para o controle de acontecimentos não previstos no planejamento.
Suas habilidades devem ir além dos conhecimentos teóricos e práticos. É esperado que este profissional entenda sobre técnicas, métodos, tecnologias e equipamentos, estando sempre a par de novidades na área para que possa empregá-las em seu dia a dia. É essencial, ainda, que o gestor de segurança tenha pensamento crítico e analítico sobre a rotina da organização. Isto é, ele deve ter capacidade de entender as necessidades e os riscos de cada departamento para oferecer as melhores soluções em segurança caso a caso.
Dessa forma, entre as características de um bom gestor de segurança está a capacidade de entender e identificar situações que podem apresentar ameaças ou riscos para a empresa. Isso permitirá que ele esteja sempre à frente nas situações, prevendo e prevenindo possíveis crises futuras.
Níveis da gestão de segurança
Na pirâmide organizacional, a gestão de segurança está subdivida em três categorias, que avaliam suas funções dentro da instituição. O Gestor de Nível Estratégico ou Institucional está no topo da pirâmide e diz respeito a diretores e superintendentes de segurança. Ou seja, são esses os profissionais responsáveis pelo planejamento estratégico de todas as políticas e ações de segurança dentro da empresa.
Já o Gestor de Nível Tático correspondente ao meio da pirâmide e está relacionado à atuação dos gerentes, responsáveis pelo planejamento tático e ligação entre o nível estratégico e operacional. O Gestor de Nível Operacional, por sua vez, corresponde aos supervisores e chefes de segurança. São eles os responsáveis pelas operações propriamente ditas, ou seja, a execução na prática dos serviços de segurança planejados pelos níveis anteriores.
Devido ao crescente aumento na quantidade de sistemas e suas variações técnicas e de preço, é comum que este profissional se apoie em consultorias especializadas para o desenvolvimento do projeto desejado, evitando erros na contratação e especificação do sistema.