Qual o controle de acesso ideal para hospitais?

 

Em tempos de pandemia, os assuntos relacionados à saúde nunca estiveram tão em alta. Entre eles, a segurança no ambiente hospitalar é um tema que vem despertando a curiosidade e o interesse de cada vez mais pessoas. Para os gestores de hospitais, esse é muito mais do que um assunto de interesse, mas sim um recurso essencial para o bom funcionamento da instituição. A segurança eletrônica tem muito a somar neste segmento, pois disponibiliza soluções modernas e eficientes para uma rotina mais tranquila tanto para profissionais da saúde, quanto para pacientes e visitantes. 

 

O controle de acesso auxilia no controle do fluxo de pessoas dentro do hospital, bem como ajuda a garantir mais segurança a todos que frequentam o local. Atualmente, é possível escolher entre uma série de dispositivos e, quando integrados a outros sistemas, sua funcionalidade e assertividade pode ser otimizada. O Circuito Fechado de Televisão (CFTV), por exemplo, é um dos mais importantes recursos utilizados na segurança hospitalar. E seu desempenho é potencializado quando associado ao controle de acesso e sala de monitoramento. Com esse conjunto de táticas, o acompanhamento do fluxo de entrada e saída de pessoas e veículos se torna mais eficiente e seguro. 

 

Para os funcionários e colaboradores, uma alternativa para o registro de ponto e acesso a áreas específicas é o controle de acesso biométrico. Enquanto a leitura das digitais é o mais utilizado, o sistema com reconhecimento facial vem se tornando realidade nos ambientes de saúde de todo o país. Isso porque, diferentemente do primeiro, ele dispensa o contato das mãos com superfícies, liberando o acesso a partir da verificação das características faciais do indivíduo. 

 

Integração de sistemas na gestão hospitalar

 

Assim como em outras instituições e empresas, a integração de sistemas é um recurso utilizado para otimizar a segurança, usufruindo da maior eficiência de cada equipamento. No ambiente hospitalar, isso não é diferente, pois a integração possibilita uma série de vantagens, com o intuito de deixar o espaço mais seguro, funcional e prático para quem transita entre seus setores e alas.

 

Além disso, é possível integrar os sistemas de segurança aos próprios sistemas de gestão hospitalar, o que resulta em diversos benefícios. Com esse recurso, o controle de acesso pode, inclusive, restringir o acesso de visitantes e acompanhantes conforme a política de visitação de cada hospital. Por exemplo, caso um paciente internado já esteja acompanhado em seu quarto, o controle de acesso por catraca pode bloquear a entrada de um novo visitante, evitando a aglomeração de pessoas ou mesmo a extrapolação do limite permitido.   

 

Segurança hospitalar em tempos de pandemia

 

Em um período crítico da saúde mundial, os cuidados com a disseminação da Covid-19 são fundamentais. Ainda que a vacinação esteja avançando em todo o país, é preciso manter a calma e seguir com os protocolos. Nesse aspecto, um dispositivo muito moderno da segurança eletrônica, que pode auxiliar no monitoramento do fluxo de pessoas em hospitais, é a câmera termográfica. Esse equipamento, através de sensores de temperatura, é capaz de identificar alterações térmicas, auxiliando na identificação de pessoas com sintomas febris.

 

Além disso, é possível utilizar terminais para o monitoramento de temperatura pessoal, dispensando o contato físico para o controle. Para situações mais específicas, recursos sofisticados e altamente tecnológicos podem somar funcionalidade na rotina, como é o caso dos analíticos de vídeo, que permitem a detecção de aglomerações, formação de filas que não respeitam as orientações e até mesmo a presença de pessoas sem o uso da máscara facial.

 

A Veolink é uma integradora de sistemas que atua há mais de 40 anos no mercado de segurança, desenvolvendo soluções personalizadas para cada necessidade. Acesse www.veolink.com.br e conheça nossos serviços. 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma