Um dos fatores que contribuem para a segurança dentro de uma organização é o controle de fluxo. Ou seja, ter pleno conhecimento sobre pessoas e veículos que acessam o local faz toda a diferença no dia a dia. Essa solução, apesar de comum, permite uma visão completa sobre a movimentação na empresa, registrando dados importantes sobre visitantes, clientes e fornecedores. Além disso, as funcionalidades do controle de acesso podem ser otimizadas quando integradas a outras soluções.
Para que o controle de acesso seja ainda mais seguro e eficiente, é importante manter o cadastro pessoal atualizado no sistema, além disso, integrá-lo aos sistemas de gestão pode gerar bons resultados. Um sistema de gestão, como o Enterprise Resource Planning (ERP), permite o acesso facilitado, integrado e confiável aos dados da organização, o que resulta em mais eficiência, além de melhorar a comunicação entre os diferentes setores.
O controle de acesso pode funcionar com diferentes tecnologias. As mais comuns são aquelas que permitem o acesso de pessoas autorizadas através da identificação de crachás, tags ou cartões pela leitora. No entanto, para quem busca máxima eficiência, a implementação das leitoras biométricas, em especial o reconhecimento facial, é uma alternativa. Enquanto os primeiros recursos não garantem o controle sobre fraude, troca de crachás ou acesso de pessoas mal-intencionadas com um cartão roubado, a biometria funciona através das características individuais de cada pessoa.
Com a identificação das digitais, ou mesmo dos pontos faciais, esse sistema dificilmente poderá ser fraudado, o que impossibilita a entrada de pessoas não autorizadas. Através do reconhecimento facial, é possível garantir mais segurança no acesso de prestadores de serviços. A partir do cadastro do trabalhador, fica mais fácil assegurar que a pessoa que deseja acessar a empresa é a mesma que foi destinada para realizar tal serviço ou atividade. Outra funcionalidade é a permissão de acesso somente para um horário pré-determinado. Ou seja, após o período estipulado, as credenciais são automaticamente canceladas e a entrada restringida.
Tecnologia a favor da segurança em diferentes aspectos
Para aquelas empresas, fábricas e indústrias que necessitam do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para seus colaboradores, a automação dos sistemas proporciona mais facilidade no dia a dia. É possível utilizar um sistema de controle de EPI que automaticamente informa sobre a necessidade de distribuição dos equipamentos, assegurando que todos os funcionários os recebam. Tudo fica armazenado no sistema e, assim, a gestão empresarial se torna mais eficiente. Com a integração entre os sistemas, o responsável pode cadastrar os prazos de validade dos equipamentos distribuídos, garantindo que próximo à data informada os materiais sejam substituídos.
Os sistemas de gestão também são interessantes para o controle dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO), um documento que avalia os riscos que cada atividade apresenta para quem a executa. Com isso, são definidos os exames que devem ser realizados para garantir e assegurar a saúde e a qualidade de vida dos funcionários dentro do ambiente de trabalho. A validade do ASO pode variar de acordo com cada segmento ou atividade, por isso, a integração com um sistema que informe este período é fundamental para que a empresa o mantenha atualizado conforme as normas do Ministério do Trabalho.
Estes cuidados são importantes para uma rotina de trabalho mais eficiente, segura e tranquila, tanto para os colaboradores, quanto para seus gestores. Além disso, eles evitam os passivos e as condições inseguras para a prática da profissão. Para saber mais sobre a integração de sistemas, consulte www.veolink.com.br.