Saiba como funciona a tecnologia de rádio frequência para identificar e rastrear animais de pequeno e grande porte

O RFID é uma tecnologia que permite a identificação e rastreamento de objetos, animais ou pessoas por meio do uso de sinais de rádio

A tecnologia tem ajudado e facilitado o dia a dia das pessoas. Empresas, indústrias e comércios têm utilizado cada vez mais as soluções tecnológicas disponíveis, com o intuito de oferecer mais segurança aos seus empreendimentos. Além de proteção aos empreendimentos, a tecnologia também é utilizada para oferecer mais segurança aos animais, sejam eles de pequeno ou grande porte.

Uma dessas soluções é a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification, identificação por rádio frequência), que pode ser utilizada na identificação de animais. O RFID é uma tecnologia que permite a identificação e rastreamento de objetos, animais ou pessoas por meio do uso de sinais de rádio.

O RFID é amplamente utilizado em diversas áreas, como na indústria, no comércio, na saúde, na logística, no transporte e na segurança. Ele oferece inúmeras vantagens em relação a outros sistemas de identificação, como a capacidade de identificar à distância objetos em movimento, a leitura remota das etiquetas e a possibilidade de armazenar uma grande quantidade de informação.

“A identificação por RFID de animais existe tanto para pets (animais de estimação) quanto para animais de criação, como leiteiros e de corte. Existem diferentes tags (etiquetas) RFID para cada tipo de animal, com opção de fixação subcutânea (com injeção da tag sob o couro do animal), além de brincos, coleiras e outros tipos de substratos”, explica Renato da Silva Pereira, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink, empresa do Grupo Graber.

Uso de tags

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink informa que existem tags passivas e ativas. As tags passivas são aquelas sem bateria, cuja vida útil é de 10 anos ou mais, já as tags ativas possuem baterias com duração variável. As tags ativas geralmente são mais utilizadas em casos em que a distância de identificação deve ser maior.

“Algumas tags especializadas são utilizadas para rastreamento de animais silvestres, inclusive aqueles ameaçados de extinção”.

A implementação de um sistema RFID requer investimento em infraestrutura e treinamento de pessoal. “A Veolink possui equipe técnica, presença nacional e parcerias com as melhores marcas do mercado, para poder ofertar soluções integradas para a segurança de empresas, veículos, pessoas e animais”, complementa Renato.

Saiba mais sobre o sistema RFID:

Etiquetas:

As etiquetas RFID são pequenos dispositivos eletrônicos que contêm um chip de memória e uma antena, e são fixados em objetos que precisam ser rastreados.

Leitores:

Os leitores são dispositivos que emitem um sinal de rádio e capturam as informações contidas nas etiquetas RFID quando elas se entrelaçam em seu alcance.

Software:

O software de gerenciamento é responsável por armazenar e processar as informações coletadas pelos leitores. 

Fonte:
https://www.bheventos.com.br/noticia/08-16-2023-saiba-como-funciona-a-tecnologia-de-radio-frequencia-para-identificar-e-rastrear-animais-de-pequeno-e-grande-porte
https://saladanoticia.com.br/noticia/64034/tecnologia-de-radio-frequencia-para-identificar-e-rastrear-animais-

ARTIGOS RELACIONADOS

Como proteger sua empresa de falhas de segurança no ChatGPT

Mas, junto com esses avanços, vêm riscos. Recentemente, uma falha de segurança na versão corporativa do ChatGPT foi descoberta, e criminosos estão aproveitando para tentar acessar informações sensíveis. Essa falha, considerada de risco médio, já gerou milhares de tentativas de ataques, mostrando que as empresas precisam agir rápido para se

Quais são os critérios para uma boa escolha dos componentes?

O mercado de segurança eletrônica está em plena expansão e em constante evolução tecnológica — uma realidade que torna absolutamente essencial a escolha criteriosa dos componentes que compõem os sistemas de vigilância por vídeo. Por que escolher bem os componentes é fundamental? Câmeras, gravadores (DVR/NVR), switches, cabos e fontes de