Saiba como funciona a tecnologia de rádio frequência para identificar e rastrear animais de pequeno e grande porte

O RFID é uma tecnologia que permite a identificação e rastreamento de objetos, animais ou pessoas por meio do uso de sinais de rádio

A tecnologia tem ajudado e facilitado o dia a dia das pessoas. Empresas, indústrias e comércios têm utilizado cada vez mais as soluções tecnológicas disponíveis, com o intuito de oferecer mais segurança aos seus empreendimentos. Além de proteção aos empreendimentos, a tecnologia também é utilizada para oferecer mais segurança aos animais, sejam eles de pequeno ou grande porte.

Uma dessas soluções é a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification, identificação por rádio frequência), que pode ser utilizada na identificação de animais. O RFID é uma tecnologia que permite a identificação e rastreamento de objetos, animais ou pessoas por meio do uso de sinais de rádio.

O RFID é amplamente utilizado em diversas áreas, como na indústria, no comércio, na saúde, na logística, no transporte e na segurança. Ele oferece inúmeras vantagens em relação a outros sistemas de identificação, como a capacidade de identificar à distância objetos em movimento, a leitura remota das etiquetas e a possibilidade de armazenar uma grande quantidade de informação.

“A identificação por RFID de animais existe tanto para pets (animais de estimação) quanto para animais de criação, como leiteiros e de corte. Existem diferentes tags (etiquetas) RFID para cada tipo de animal, com opção de fixação subcutânea (com injeção da tag sob o couro do animal), além de brincos, coleiras e outros tipos de substratos”, explica Renato da Silva Pereira, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink, empresa do Grupo Graber.

Uso de tags

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink informa que existem tags passivas e ativas. As tags passivas são aquelas sem bateria, cuja vida útil é de 10 anos ou mais, já as tags ativas possuem baterias com duração variável. As tags ativas geralmente são mais utilizadas em casos em que a distância de identificação deve ser maior.

“Algumas tags especializadas são utilizadas para rastreamento de animais silvestres, inclusive aqueles ameaçados de extinção”.

A implementação de um sistema RFID requer investimento em infraestrutura e treinamento de pessoal. “A Veolink possui equipe técnica, presença nacional e parcerias com as melhores marcas do mercado, para poder ofertar soluções integradas para a segurança de empresas, veículos, pessoas e animais”, complementa Renato.

Saiba mais sobre o sistema RFID:

Etiquetas:

As etiquetas RFID são pequenos dispositivos eletrônicos que contêm um chip de memória e uma antena, e são fixados em objetos que precisam ser rastreados.

Leitores:

Os leitores são dispositivos que emitem um sinal de rádio e capturam as informações contidas nas etiquetas RFID quando elas se entrelaçam em seu alcance.

Software:

O software de gerenciamento é responsável por armazenar e processar as informações coletadas pelos leitores. 

Fonte:
https://www.bheventos.com.br/noticia/08-16-2023-saiba-como-funciona-a-tecnologia-de-radio-frequencia-para-identificar-e-rastrear-animais-de-pequeno-e-grande-porte
https://saladanoticia.com.br/noticia/64034/tecnologia-de-radio-frequencia-para-identificar-e-rastrear-animais-

ARTIGOS RELACIONADOS

Lombada eletrônica educativa pode se tornar solução em condomínios residenciais

Alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade imposto em vias públicas, e até em locais como os condomínios residenciais. No “Maio Amarelo” marcado por campanhas de alerta sobre acidentes no trânsito, a Veolink oferece uma solução para garantir a fiscalização e a conscientização. “A instalação de uma lombada eletrônica

Soluções inovadoras e customizáveis na mineração

Setor precisa de uma segurança especializada que ajuda na performance do negócio Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca

Sistemas de segurança apresentam boa performance na vigilância do Agro

O CFTV é uma das soluções disponíveis para a segurança do agronegócio A economia do Brasil é diversificada e uma das maiores do mundo. Baseada em setores como agricultura, indústria e serviços, o país possui uma grande variedade de recursos naturais, desde terras férteis e ricos depósitos minerais. A agropecuária

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),