A segurança eletrônica tem apresentado soluções de alta tecnologia para diversos setores da sociedade, inclusive o ambiente escolar. As instituições têm demandado muitas soluções tecnológicas com a finalidade de garantir segurança em todo o ambiente escolar. “Atualmente, as soluções existentes no mercado podem sim, contribuir para que as instituições escolares tenham mais segurança. A segurança eletrônica contém soluções que podem auxiliar numa maior proteção a estabelecimentos como, por exemplo, os sistemas de segurança e controle de acesso”, observa Claudio Gaspari, CEO da Veolink, empresa de gestão e soluções em segurança eletrônica.
Sistemas de segurança e controle de acesso estão, a cada dia, tornando-se essenciais para todo tipo de empreendimento. E neste novo momento, as instituições de ensino precisam adotar medidas inovadoras com o intuito de preservar a qualidade do ensino e, claro, a segurança para todas as pessoas envolvidas no processo educativo: alunos, professores, pais e colaboradores. Soluções como sensores, equipamentos de videomonitoramento e controle de acesso são essenciais para evitar ou mitigar situações de risco. Aliadas aos sensores, as câmeras de segurança (CFTV) auxiliam no monitoramento de tudo o que acontece dentro e nos arredores da escola.
Com a inteligência perimetral, é possível diferenciar acontecimentos cotidianos de comportamentos suspeitos e potenciais ameaças, por meio do recurso de cercas virtuais. “Ao utilizar equipamentos eletrônicos de segurança é possível fazer o acompanhamento do tráfego de pessoas. Controlar quem acessa o estabelecimento, seja uma escola ou empresa, é uma das principais ações para aumentar a segurança dos ambientes. Além da vigilância em tempo real do que acontece, vale à pena ressaltar que as imagens permitem a gravação, o que facilita no caso de necessidade de pesquisas posteriores e identificação de suspeitos”, afirma Claudio Gaspari, CEO da Veolink.