Você sabe o que é o Sistema CFTV?

No Brasil, os índices de violência são altíssimos. Seja em comércios ou residências, o monitoramento é uma ótima estratégia para aumentar a segurança tanto em seu negócio, quanto para os seus familiares. O Sistema CFTV é o mais usado no território nacional hoje em dia, até mesmo colaborando com a segurança pública e atingindo impressionantes resultados. Na hora de escolher por um sistema de vigilância, é preciso saber qual tecnologia se encaixa em suas necessidades. Por isso, descubra tudo que você precisa saber sobre monitoramento por câmeras neste texto e escolha a melhor opção para proteger as pessoas que você mais ama e também os seus bens materiais.

 

Mas o que é o Sistema CFTV?

Denominado nacionalmente como Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e nos Estados Unidos como Closed Circuit Television (CCTV), ele é um sistema integrado de câmeras de segurança indicado para a proteção e vigilância de procedimentos, áreas ou indivíduos a partir de um local remoto, onde os vídeos serão examinados simultaneamente e possivelmente gravados ou guardados na nuvem. Há diversos tipos de câmeras com vastos recursos técnicos, como equipamentos digitais, analógicos, móveis, fixos, em alta definição, infravermelho, entre outros. Para o perfeito funcionamento, recomenda-se o posicionamento das câmeras em lugares estratégicos para impedir atos criminosos, sobretudo em pontos mais vulneráveis como na frente e nos lados de residências e estacionamentos, em lugares propícios a perdas, como corredores de mercados e no almoxarifado da empresa, além de, é claro, onde há grande circulação de pessoas.

É uma avançada tecnologia atual quando se trata de segurança, com incontáveis benefícios, como o registro, o acompanhamento e, se preciso, a ação imediata contra situações de rotina com potenciais prejuízos provocados por indivíduos malfeitores.

 

Como funciona esse sistema?

O Sistema CFTV funciona de maneira simples. As filmagens registradas pelas câmeras são enviadas para uma central onde estão os monitores de TV. Dependendo da configuração do receptor, é possível a gravação, a exibição ou a transmissão das imagens para celulares ou tablets em tempo real. Tudo é registrado com modernas lentes que recebem as imagens em alta definição, em até 360° para alguns modelos, importantíssimas não só para inibir criminosos, como também para ajudar a polícia na investigação de inúmeras ocorrências.

 

Do que é composto o CFTV?

Os equipamentos essenciais em um sistema de monitoramento são os seguintes:

 

Câmeras de segurança

As câmeras são os equipamentos onde são feitas a captura das imagens do local. No Sistema CFTV, existem inúmeros modelos de câmeras, cada um ideal para determinadas áreas, o que torna importante saber qual tipo de câmera você instalará. As câmeras fixas, para o registro de apenas um ângulo, podem possuir lente fixa ou varifocal, ser IP ou analógica, ou ser do tipo Bullet (cilíndrico com sensor infravermelho) ou do bastante utilizado Dome (arredondada, como uma bolha). Além disso, há opções com sensor de imagem, para utilização interna e externa, com sistema inibidor de vandalismo e até com proteção para a chuva.

Entretanto, estes equipamentos precisam de lentes de qualidade para registrarem imagens claras e que permitam, por exemplo, aproximações para o reconhecimento de um indivíduo. É por meio do campo visual, ou ângulo de visão desejado, que se escolherá a distância focal da lente que mais se encaixa na sua necessidade. Um jeito de ajudar na definição da distância focal ideal é ter claro que, quanto maior ela for, menor o ângulo visual, mas com melhor nitidez de detalhes, ao passo que quanto menor a distância focal, maior será o campo de visão, com menos detalhes nas imagens.

Transmissão de imagens no Sistema CFTV

O meio que permite a transporte das filmagens registradas pelas câmeras até o equipamento de gravação pode ser do tipo analógico ou IP. No sistema analógico, muito comum por causa do seu custo menor, a conexão das câmeras com os dispositivos é feita por cabeamento metálico ou fibra ótica. Já o IP, a transmissão é wireless, por meio de rádio ou Wi-Fi.

Sistema de gravação das imagens

Os dispositivos encarregados em armazenar as imagens dependerão do tipo de câmera e da transmissão do sistema. O Digital Video Recorder (DVR) é um equipamento muito usado pelo seu atrativo custo benefício quando se tem somente câmeras analógicas instaladas, oferecendo aplicações como vigilância em tempo real, armazenamento de imagens em HD, backup dos arquivos em memórias externas ou em nuvem, entre outras. Já o Network Video Recorder (NVR), é um investimento que permite apenas câmeras com a tecnologia IP, porém ela possibilita a integração e gravação de todas as câmeras em um único equipamento, conectadas sem cabos pela rede Wireless.

 

Porque devo ter um Sistema CFTV?

A principal utilidade do Sistema CFTV é prevenir crimes. Com o aumento da violência em todo o território brasileiro, a presença de equipamentos de vigilância por si só já evita a ação de muitos criminosos que preferem atuar em áreas mais desprotegidas, evitando furtos, perdas, roubos, vandalismo e depredação do patrimônio em empresas e casas. E, mesmo que uma infração ocorra, as filmagens registradas pela vigilância 24 horas ajudam a localizar bandidos e encerrar inquéritos policiais com mais rapidez.

Nas empresas, as câmeras mantém o administrador sempre atualizado sobre tudo que ocorre, ajudando a gestão a aplicar medidas de acordo com a produtividade dos colaboradores, evitando reclamações dos clientes ou danos causados por maus funcionários, além é claro, de monitorar todo o perímetro externo do empreendimento, ajudando com o aumento da segurança.

 

Como a Veolink vem ajudando a comunidade de segurança de forma gratuita com relação ao Covid-19)

 

A Veolink é uma integradora de sistemas que atua há mais de 40 anos no mercado de segurança, tornando-se líder no segmento. Por isso, a fim de prestar ajuda à comunidade de segurança, está oferecendo atendimento de consultoria de forma gratuita a todos os profissionais do setor. 

Se você trabalha na área de Segurança Patrimonial e deseja contribuir com sua organização na elaboração de inovadoras soluções de segurança, aproveite os dias de home office e converse gratuitamente com nossos especialistas! Tire suas dúvidas e peça ajuda para seu projeto de arquitetura de Sistema CFTV. Acesse nosso site e reserve um horário com nossos especialistas.  

Essas são apenas algumas de muitas vantagens que você pode obter instalando um Sistema CFTV no seu imóvel comercial ou residencial. O circuito de câmeras da Veolink tem a mais alta tecnologia para monitorar seus negócios e proteger o seu patrimônio em todos os momentos. Entre em contato com os especialistas da Veolink e conheça todos os nossos serviços em sistemas integrados de gestão e segurança.

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink é umas das empresas confirmadas para a Seg Summit 2024

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica registrou faturamento acima de R$ 12 bilhões em 2023, com crescimento médio de 13,75% sobre os R$ 11 bilhões registrados em 2022. Esses números revelam o potencial desse mercado que vem

Lombada eletrônica educativa pode se tornar solução em condomínios residenciais

Alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade imposto em vias públicas, e até em locais como os condomínios residenciais. No “Maio Amarelo” marcado por campanhas de alerta sobre acidentes no trânsito, a Veolink oferece uma solução para garantir a fiscalização e a conscientização. “A instalação de uma lombada eletrônica

Soluções inovadoras e customizáveis na mineração

Setor precisa de uma segurança especializada que ajuda na performance do negócio Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca

Sistemas de segurança apresentam boa performance na vigilância do Agro

O CFTV é uma das soluções disponíveis para a segurança do agronegócio A economia do Brasil é diversificada e uma das maiores do mundo. Baseada em setores como agricultura, indústria e serviços, o país possui uma grande variedade de recursos naturais, desde terras férteis e ricos depósitos minerais. A agropecuária