5 soluções de segurança que o Sistema de CFTV oferece para empresas

Garantir a proteção da família, dos colaboradores e do patrimônio é uma preocupação que muitos brasileiros compartilham. O Sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV) tem sido uma forte aliada às medidas de segurança comercial. Ele é um sistema de captação e gravação de imagens feita por câmeras, que podem ser digitais ou analógicas, para auxiliar a vigilância através de monitores ligados à uma rede central. Essa recurso é amplamente utilizado para promover maior proteção em empresas. 

Na elaboração de um projeto de CFTV é necessário pensar em três compostos importantes para o bom funcionamento do sistema todo: imagem e áudio, cabeamento e armazenamento. Um bom projeto de Circuito Fechado de TV alia esses elementos para buscar a melhor qualidade de dados audiovisuais, capacidade de armazenamento, capacidade de monitoramento, aliadas ao custo-benefício para a necessidade do cliente.


Dessa forma, existe no mercado uma infinidade de tipos de câmeras, analógicas ou digitais, com lentes e sensores que atendem a cada uma das funções  às quais precisam desempenhar e aos ambientes aos quais são expostos. 


Por isso, nesse textos vamos falar sobre algumas soluções de segurança em que o Sistema de CFTV é aplicado e como isso acontece. Confira! 

 

Por que contratar um Sistema de CFTV

 

O uso do Sistema de CFTV permite que uma equipe de monitoramento trabalhe em tempo real na segurança do seu empreendimento. O local pode ser monitorado 24 horas por dia, todos os dias, e com câmeras em vários locais diferentes, para detectar qualquer atividade suspeita ou anômala. Além disso, com a gravação do material é possível a análise posterior das imagens, para identificar suspeitos e auxiliar como provas em processos judiciais.  

Uma grande vantagem também é a inibição de atividades ilícitas em locais que possuem vigilância por CFTV. A presença das câmeras desencorajam ações de pessoas mal intencionadas de furto, assalto e outros crimes, já que, através delas é fácil a identificação ou até a ação rápida para a contenção de danos. 

Nos tópicos a seguir, daremos mais detalhes sobre as soluções que o Sistema de CFTV pode trazer à empreendimentos comerciais e empresas. 

 

Possibilidade monitoramento 24 horas

Através do CFTV, há a possibilidade de monitoramento ininterrupto dos locais onde as câmeras foram instaladas. Dessa forma, de uma sala de controle, através de monitores, um profissional treinado pode observar qualquer movimentação feita nos ambientes em que as imagens estão sendo captadas em tempo real. Essa transmissão de imagens é feita por cabeamento, que pode ser metálico ou de fibra óptica, ou através de sistema Wireless, por transmissão sem fio via rádio ou Wi Fi). 

 

Possibilidade de monitoramento até por smartphone

O CFTV também possibilita que esse monitoramento seja feito de forma remota pelo proprietário através, até do seu próprio smartphone. Pessoas que possuem muitos compromissos de viagem ou demandas que necessitem se ausentar muito do seu local de trabalho podem sempre checar a segurança desses locais através do seu celular com comodidade e tranquilidade.

  

Como o monitoramento é feito em tempo real, caso uma movimentação suspeita esteja ocorrendo, o proprietário pode tomar as ações necessárias para coibir e evitar uma ocorrência mesmo estando longe do local. 


Há o benefício de se obter a gravação das imagens

O Sistema de CFTV possui a vantagem de gravar as imagens captadas nas câmeras de segurança. A organização e a prioridade de salvamento é feita de acordo com a quantidade de dias de gravação, a maneira da gravação (detecção de cena movimento ou contínua) ou quantidade de quadros por segundo (FPS). Todos esses critérios influenciam na escolha da quantidade de storage/HD que serão precisos para um armazenamento eficiente. 

O recurso da gravação estão disponíveis para equipamentos analógicos em Digital Vídeo Recorder (DVR), para tecnologia IP no Network Video Recorder (NVR), ou em servidores de gravação (computadores) por via de VMS (video management system). 4

 

Monitoramento por temperatura

Em alguns tipos de indústrias, o monitoramento preciso da temperatura de um ambiente é muito importante para manter a qualidade dos produtos. Por isso, alguns tipos de indústrias usam o CFTV com câmeras térmicas para auxiliar os técnicos no monitoramento da temperatura no local.
Em outras aplicações, essa câmera também é muito usada para detectar movimentos de calor, que pode indicar a presença de intrusos, em locais de nenhuma luminosidade. Em locais com grande fluxo de pessoas e que é necessário manter o controle da temperatura corporal, a câmera térmica é muito utilizada

.  Contudo, as câmeras térmicas, aqui no Brasil, são considerados artigos restritos pelo Exército, por isso existem algumas exigências para a sua compra e uso, além da necessidade de Certificado de Registro (CR). 


Vídeos analíticos no Sistema de CFTV

Em busca da segurança de pessoas e patrimônios, a tecnologia se coloca como aliada, desenvolvendo estudos cada vez mais avançados de inteligência em câmeras. Esses recursos estão sendo usados para ajudar diversos segmentos e profissionais em áreas diversas como controle de acesso, tráfego, produção de dados estatísticos, varejo e outros.

A tecnologia permite que se extraia das imagens obtidas um processamento analítico para usabilidade prática desses recursos como, por exemplo, a cerca virtual, em que, caso a câmera detecte algum animal, objeto ou pessoa entrando em uma região delimitada, um alarme é soado para uma rápida tomada de decisão. Esse recurso é muito utilizado em sistemas de tráfego de trens e metrôs para impedir acidentes nos trilhos. Através do processamento analítico das novas câmeras é possível contar pessoas, detectar objetos, apontar focos de incêndio e reconhecer faces e placas de trânsito. 

Todas essas atividades de inteligência demandam a qualidade técnica não apenas das câmeras, mas também de uma equipe bem treinada e qualificada para a analisar e usar de forma correta essas informações. 

Gostou de todas as aplicabilidades que o Circuito Fechado pode fornecer aos seus usuários? Se a sua empresa ainda não tem um Sistema de CFTV, a Veolink pode ajudar. Converse com a nossa equipe, e conheça mais sobre esta e outras soluções que nossa empresa pode disponibilizar para você em segurança com o uso de tecnologia de ponta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lombada eletrônica educativa pode se tornar solução em condomínios residenciais

Alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade imposto em vias públicas, e até em locais como os condomínios residenciais. No “Maio Amarelo” marcado por campanhas de alerta sobre acidentes no trânsito, a Veolink oferece uma solução para garantir a fiscalização e a conscientização. “A instalação de uma lombada eletrônica

Soluções inovadoras e customizáveis na mineração

Setor precisa de uma segurança especializada que ajuda na performance do negócio Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca

Sistemas de segurança apresentam boa performance na vigilância do Agro

O CFTV é uma das soluções disponíveis para a segurança do agronegócio A economia do Brasil é diversificada e uma das maiores do mundo. Baseada em setores como agricultura, indústria e serviços, o país possui uma grande variedade de recursos naturais, desde terras férteis e ricos depósitos minerais. A agropecuária

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),