Confira 5 vantagens de contratar um Sistema de CFTV para sua empresa

O Circuito Fechado de Televisão, ou CFTV, é um sistema de monitoramento interno, feito através de câmeras que estão conectadas a um complexo central, com monitores para acompanhamento e também a gravação dessas imagens. Ele é usado para monitorar locais para evitar e/ou registrar incidentes, comportamentos indevidos, garantir a segurança do trabalho, monitorar atividades ambientais e outros. Contratar um sistema de CFTV é importante para garantir a segurança de vários tipos de comércios e empreendimentos. Nesse texto vamos listar 5 vantagens adquiridas ao ter um sistema de Circuito Fechado de TV. 

 

As principais vantagens de se contratar um sistema de CFTV

Existem vários pontos positivos em se contratar um sistema de  CFTV, que vão além da segurança e da vigilância. Através do CFTV é possível ter uma equipe de vigilância para monitorar em tempo real durante 24 horas por dia a sua empresa, de forma presencial ou até remotamente. 

Dessa forma, caso seja detectada alguma atividade suspeita, as ações de segurança podem ser tomadas de forma mais rápida e eficaz, evitando danos e perigos à saúde e a propriedade. Além disso, esse sistema permite a gravação nessas imagens, que podem servir como provas, caso haja um processo legal.
Vamos detalhar a seguir essas e outras vantagens de se contratar um sistema de CFTV para a sua empresa ou empreendimento. 

CFTV inibe tentativas de furto e assaltos 

O sistema de CFTV, além de ser importante para reconhecimento de indivíduos em atividades ilegais, também serve para desencorajar essas ações, antes delas acontecerem. Os criminosos ao planejarem suas ações, preferem locais em que não há monitoramento de câmeras para cometerem suas infrações e, por isso, apenas contratar um sistema de CFTV já é o suficiente para afastar a possibilidade de atividades suspeitas ocorrendo no local. 

Há uma grande variedade de câmeras que se adequam a sua situação 

No sistema de CFTV há muitos modelos de câmeras disponíveis no mercado para atender às necessidades de cada local, seja ele por sistema analógico ou digital. Na hora de contratar um sistema de CFTV e escolher as melhores câmeras, é preciso determinar os lugares em que serão instaladas e também as aplicações para cada uma delas, já que, a definição de suas lentes precisam ser medidas pela distância focal, para que se tenha o melhor campo de visão possível do local. 

Quanto menor a distância focal, maior o campo de visão, contudo será uma imagem menos detalhada. Ao contrário disso, quanto maior a distância focal, menor  será o ângulo de visão, mas as imagens serão mais nítidas. 

Quanto aos tipos de câmeras podemos ter as Bullet e Mini Dome, que são de lente fixa ou varifocal, de forma manual ou motorizada, que se limitam na captação de uma cena apenas.

Podemos encontrar também as Speed Dome e PTZ, que permitem movimentos em pan (movimento do alvo no eixo horizontal), tilt (movimento vertical) ou zoom (aproximação ou distanciamento da distância focal). Também existem as fisheye, ou “olho de peixe”, que possuem um ângulo de visão maior e panorâmico. 

É possível, ainda, ter câmeras mais reforçadas de segurança, que são à prova de explosão ou também câmeras térmicas, com imagem em infravermelho, para detectar movimentações de intrusos em um ambiente com pouca ou nenhuma luminosidade, através do calor. As câmeras térmicas também são usadas em indústrias para verificarem a temperatura padrão de determinados ambientes através das imagens. Entretanto essa câmera possui uso restrito e necessita de autorização prévia para compra, instalação e uso. 

É possível ver movimentações em tempo real através do acompanhamento das câmeras 

As imagens captadas são enviadas ao sistema de controle através da utilização de cabos, que são diferentes dependendo se a instalação é analógica ou digital. Essas imagens, de diversas câmeras se concentram nos monitores e, no caso do sistema digital, outros dispositivos móveis, como celulares e tablets que permitem que a pessoa ou a equipe de segurança monitore em tempo integral as atividades registradas. Dessa forma, é possível agir rapidamente diante de uma ação suspeita, mesmo que esse monitoramento seja feito de maneira remota. 

Há a possibilidade de gravar as imagens 

Essas captações das câmeras de segurança podem ser gravadas para consulta posterior. As premissas para a gravação são de acordo com a organização mais viável para o estabelecimento: por detecção de movimento ou gravação contínua, por quantidades de dias de gravação e outros quesitos. Todos esses aspectos influenciam na quantidade de “storage” necessários de armazenamento.  

O projeto de CFTV é customizável à sua realidade 

É importante que a empresa escolhida para gerenciar o projeto de CFTV se adeque à situação do seu local. Por isso, escolher uma empresa com alta habilidade técnica que saiba escolher as câmeras com melhor custo benefício e instalá-las corretamente em um bom sistema de armazenamento, com “storage” de acordo com a qualidade das imagens é importantíssimo para garantir um bom CFTV. Um projeto que se alinhe tanto em custo benefício quanto às necessidades de segurança do seu local é uma ótima maneira de garantir o sucesso do seu investimento. 

Por isso, para contratar um sistema de CFTV eficiente é preciso procurar uma empresa de segurança idônea, com habilidade técnica e tecnologia de ponta. Por isso, a Veolink apresenta soluções em CFTV adaptáveis e personalizáveis para o seu empreendimento, seja residencial ou empresarial. Conheça os serviços da Veolink e as soluções em tecnologia da segurança para a sua empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma