Sistemas de identificação biométricos: o futuro já chegou!

Sistemas eficientes de segurança são compostos por uma série de elementos e dispositivos, que juntos resultam em uma solução confiável e funcional para diferentes necessidades. Entre as formas de controle de acesso disponíveis, a identificação biométrica através de leitoras é uma das mais conhecidas. Mas você sabe como ela funciona?

Diferentemente do que muitos costumam pensar, a biometria não se refere apenas à identificação das digitais de um indivíduo. Na verdade, este método está relacionado à assimilação de características únicas em cada pessoa como reconhecimento facial, de íris, retina, geometria da mão, entre outros. 

 

O que é a biometria e como ela funciona?

Em geral, a biometria corresponde ao reconhecimento das características físicas de uma pessoa, sendo considerada uma solução mais eficiente do que aquelas que requerem senhas, cartões ou códigos de acesso. Sua eficácia também está relacionada ao fato que pessoas podem esquecer senhas, emprestar ou mesmo perder cartões e tags. Porém, com a biometria, isso não ocorre e, ainda, garante legitimidade de dados e informações. Afinal, os indivíduos são formados por características únicas, praticamente impossíveis de serem copiadas. 

Um sistema de segurança composto por identificação biométrica tende a oferecer mais tranquilidade e proteção à empresa em diferentes níveis. É possível, por exemplo, utilizá-lo desde a portaria/entrada principal até o acesso à rede de computadores ou salas de acesso restrito. Para isso, é possível utilizar tanto a leitura das digitais como o reconhecimento facial ou de íris.

Entre os benefícios da biometria na segurança empresarial estão a redução de falhas, a praticidade e a rapidez, bem como uma maior sensação de segurança para a equipe de funcionários e colaboradores. Os gestores também ganham mais tranquilidade ao saber que podem contar com a tecnologia de um método altamente eficaz e seguro para resguardar a empresa em variadas situações. 

Com a biometria, protege-se não apenas a estrutura física da empresa, como também seus dados e patrimônio imaterial. Diferente do patrimônio material, que pode ser facilmente mensurado, o imaterial é formado por bens intangíveis, como pessoas, conhecimentos adquiridos e métodos de produção, por exemplo. No dia a dia de uma empresa, este sistema vem a somar no que se refere à confiabilidade e à agilidade na rotina de diferentes setores, impossibilitando fraudes e permitindo maior controle quando comparado aos demais métodos.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Setor de segurança eletrônica movimenta R$ 14 bilhões no Brasil

Com faturamento de R$ 14 bilhões no ano passado, de acordo com dados da Abese, mercado se depara com inúmeras possibilidades na era da tecnologia O setor de segurança eletrônica está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nas demandas dos consumidores e novas regulamentações. Para se manterem competitivas, as

As multi funcionalidades das câmeras de vigilância com Inteligência Artificial

O uso de câmeras de vigilância com inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais comum em diversos setores, desde segurança pública até monitoramento residencial e empresarial. Essas tecnologias representam uma evolução significativa em relação aos sistemas de vigilância tradicionais, oferecendo recursos mais inteligentes, eficientes e proativos. As câmeras

Brasil X EUA na segurança eletrônica: estamos indo bem?

A segurança eletrônica tem se tornado uma prioridade global, impulsionada pelo aumento da criminalidade, ameaças cibernéticas e avanços tecnológicos. Comparando o Brasil com os Estados Unidos, observa-se que ambos os países têm investido significativamente no setor, mas com abordagens, ritmos e contextos distintos, refletindo suas realidades socioeconômicas e tecnológicas. No