Você conhece o conceito de Segurança Patrimonial?

Você já ouviu falar em Segurança Patrimonial? Esse conceito vem sendo cada vez mais falado no universo corporativo e pode ser compreendido como uma série de ações realizadas de maneira preventiva a fim de reduzir as situações de risco a que um patrimônio está exposto. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura.

 

A Segurança Patrimonial é composta por um conjunto de recursos, que abrangem desde uma gestão administrativa eficiente, segurança e vigilância de qualidade, até sistemas eletrônicos que facilitam a rotina e a deixam mais segura, como é o caso do controle de acesso e da detecção de incêndio. De acordo com o segmento no qual a empresa está inserida, suas atividades e recursos, a segurança patrimonial pode ser adaptada, utilizando os recursos mais adequados para cada necessidade. 

 

De maneira geral, a segurança patrimonial tem o objetivo de oferecer máxima proteção para a organização e seu patrimônio, tanto físico e material, quanto de pessoas, recursos e inteligência. Dessa forma, as soluções precisam ser estudadas caso a caso, avaliando as particularidades de cada instituição, para assim desenvolver um planejamento personalizado e eficiente. 

 

Quais os objetivos da Segurança Patrimonial?

 

Como falamos, a segurança patrimonial tem o objetivo de proteger o patrimônio de uma empresa e oferecer um ambiente seguro para os colaboradores, visitantes e clientes. O sistema de segurança deve ser elaborado com base nas vulnerabilidades e necessidades específicas de cada instituição. Por exemplo, uma empresa com um sistema de segurança eficiente e tecnológico se torna mais segura e protegida contra a ação de criminosos em diferentes âmbitos. Essa segurança pode ser tanto contra roubos e assaltos, como invasões, espionagens ou acesso a materiais e documentos sigilosos. 

 

Além disso, a segurança patrimonial pode incluir um sistema de detecção de incêndio eficiente, monitoramento de frotas, caso trabalhe com transporte de cargas, e claro, monitoramento em tempo integral de todo o patrimônio e instalação de barreiras físicas, como cercas e grades. Os dispositivos podem variar conforme as características de cada imóvel, a estrutura da empresa e a sua localização.

 

Ou seja, a segurança patrimonial tem como objetivo evitar:

 

  • Roubos, furtos e assaltos
  • Sequestros
  • Roubo de cargas
  • Roubo de informações, espionagem
  • Acesso indevido de pessoas à empresa
  • Acidentes de trabalho
  • Depredações ao imóvel
  • Incêndios

 

Se você busca soluções modernas para Segurança Patrimonial e deseja saber mais sobre os serviços mais indicados para a sua empresa, acesse o site da Veolink agora mesmo!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como proteger sua empresa de falhas de segurança no ChatGPT

Mas, junto com esses avanços, vêm riscos. Recentemente, uma falha de segurança na versão corporativa do ChatGPT foi descoberta, e criminosos estão aproveitando para tentar acessar informações sensíveis. Essa falha, considerada de risco médio, já gerou milhares de tentativas de ataques, mostrando que as empresas precisam agir rápido para se

Quais são os critérios para uma boa escolha dos componentes?

O mercado de segurança eletrônica está em plena expansão e em constante evolução tecnológica — uma realidade que torna absolutamente essencial a escolha criteriosa dos componentes que compõem os sistemas de vigilância por vídeo. Por que escolher bem os componentes é fundamental? Câmeras, gravadores (DVR/NVR), switches, cabos e fontes de