Como atua o Departamento próprio de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink?

Contar com uma equipe qualificada e profissionais atentos às demandas do mercado é essencial em toda a empresa. No segmento da segurança patrimonial, é claro, isso não é diferente. É preciso conhecer de perto as tecnologias disponíveis e pensar à frente, com o intuito de oferecer as melhores soluções para a necessidade de cada cliente.

Em todos os departamentos, a Veolink valoriza a inovação e a modernidade, por isso, utiliza soluções de hardware e software reconhecidos a nível mundial. Como integradora de sistemas, seu grande diferencial está no departamento próprio de Pesquisa e Desenvolvimento de soluções personalizadas. Desta forma, é possível atender a todos os clientes da maneira mais exclusiva e personalizada possível, com a criação de sistemas únicos para suas necessidades.

“Contar com um departamento próprio de P&D permite que nossos clientes demandem soluções personalizadas para as suas empresas. Se necessário for, também é possível integrá-las a outros sistemas de gestão, como os sistemas de ERP”, explica o Diretor do setor de P&D, Renato da Silva Pereira.

A partir da criação de soluções personalizadas e da integração entre sistemas, pode-se verificar alto ganho de produtividade, o que permite aos sistemas de segurança serem compreendidos também como sistemas de auxílio à gestão operacional.

Setor dedicado à criação de soluções personalizadas

Atualmente, a Veolink conta com equipes próprias de desenvolvimento nas cidades de São Carlos (SP) e Belo Horizonte (MG), permitindo uma atenção constante aos clientes localizados em diversos estados brasileiros. Neste setor, além do desenvolvimento de soluções personalizadas, existe também a Academia Veolink, dedicada à realização de workshops e treinamentos técnicos e comerciais destinados à qualificação e ao aprimoramento do quadro de colaboradores.

Com o intuito de compreender e assimilar as novas possibilidades que surgem no mercado, a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink também participa de eventos nacionais e internacionais para atualização tecnológica e criação de parceiras. Este networking é essencial para o desenvolvimento de soluções cada mais modernas e tecnológicas no mercado.

É de responsabilidade do setor de Pesquisa e Desenvolvimento a realização de testes e homologação de novos produtos e módulos para integração com os sistemas disponíveis na Veolink. Ou seja, o P&D possui função estratégica fundamental para os demais setores. 

A rotina do setor de P&D se dá através das demandas, que surgem por variadas vias, seja por um insight de melhoria ou evolução de produto, por necessidade explicitada por cliente ou mesmo por uma sugestão da equipe comercial, que está em constante contato com o mercado e parceiros tecnológicos. Com olhar atento e apurado é possível observar lacunas que podem ser preenchidas a partir de soluções inovadoras.

Com as necessidades impostas, a equipe de P&D se dedica à pesquisa e ao estudo de respostas que podem se encaixar na demanda solicitada. São feitos levantamentos de requisitos, desenvolvimento de protótipos, testes e validação junto ao cliente, incluindo a preparação de toda a documentação técnica que será destinada ao usuário e às equipes responsáveis pela instalação e manutenção do novo sistema.

Todo o processo de desenvolvimento de novas soluções, cabe ressaltar, é feito em completa sintonia com as necessidades de cada cliente. Dessa forma, é possível entender na essência o que o cliente busca e espera para a sua empresa, possibilitando uma resposta assertiva e eficaz.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inteligência Artificial: 72% das empresas no mundo usam essa tecnologia

Na segurança eletrônica, a Inteligência Artificial tem possibilitado novas soluções mais eficientes Já faz alguns anos que a Inteligência Artificial (IA) se tornou onipresente no nosso dia a dia. E a perspectiva é de que se expanda cada vez mais. Empresas de todos os setores estão prevendo diversas oportunidades de

Veolink é umas das empresas confirmadas para a Seg Summit 2024

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica registrou faturamento acima de R$ 12 bilhões em 2023, com crescimento médio de 13,75% sobre os R$ 11 bilhões registrados em 2022. Esses números revelam o potencial desse mercado que vem

Lombada eletrônica educativa pode se tornar solução em condomínios residenciais

Alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade imposto em vias públicas, e até em locais como os condomínios residenciais. No “Maio Amarelo” marcado por campanhas de alerta sobre acidentes no trânsito, a Veolink oferece uma solução para garantir a fiscalização e a conscientização. “A instalação de uma lombada eletrônica