Conheça as opções de Controles de Acesso e como eles podem auxiliar na segurança da sua empresa

Quando se fala em segurança patrimonial, o mercado oferece opções eficazes e diversificadas para a proteção não apenas física como também lógica, preservando pessoas, equipamentos, dados e informações. Neste sentido é que entra o Controle de Acesso, que muito ajuda no dia a dia de empresas e indústrias.

Assim como o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que falamos anteriormente, o Controle de Acesso também é essencial para preservar a segurança em diferentes âmbitos na rotina empresarial. De maneira simples, pode-se compreender esta lógica ao analisar a importância de controlar a entrada e saída de pessoas e veículos, por exemplo. 

É importante saber que o controle de acesso pode ser realizado de diferentes maneiras, incluindo barreiras físicas e também virtuais. No primeiro caso, estão as catracas, cancelas, portas e controladoras. Já o segundo tipo inclui o monitoramento por câmeras, realizado através do CFTV, reconhecimento facial e RFID, capazes de identificar e registrar pessoas, veículos e materiais de maneira digital e rápida, sem que haja necessidade de barrar o acesso por meio físico.

Os mecanismos de integração com sistemas locais ou em nuvem também oferecem recursos sofisticados, como gestão unificada de identidades (com proteção de dados pessoais) e controle de observância de normas e regulamentos. Neste caso, inclui-se medidas para evitar a propagação do novo Coronavírus, sendo muito utilizado neste período de pandemia.

Dessa forma, pode-se manter a segurança em diferentes níveis dentro da empresa. Desde o acesso inicial, seja de carros ou de pessoas, até a entrada em salas ou departamentos especiais. Este controle é feito de maneira eficaz com o auxílio de credenciais e parâmetros para acesso em computadores, redes e demais dispositivos. 

Benefícios do Controle de Acesso para a sua empresa:

Entre os inúmeros benefícios que as soluções de controle de acesso podem oferecer ao dia a dia e à segurança da sua empresa, podemos listar a possibilidade de controlar e até mesmo impossibilitar a entrada de pessoas e veículos não-autorizados; a criação de listas de acesso, permitindo por períodos pré-determinados, a entrada de visitantes e/ou colaboradores; a criação de senhas para funcionários para entrada rápida e ágil na empresa; o controle de acesso a áreas sigilosas, como salas ou departamentos de logística; acompanhamento de fluxo de pessoas e permanência no local.

Opções de Controle de Acesso:

Catracas: Utilizadas para o controle de acesso de pedestres, as catracas são comuns na entrada de edifícios comerciais, universidades, escolas e áreas de acesso restrito. Uma das formas de reforçar a proteção é optar por um sistema de leitor e coleta de cartões. Dessa forma, visitantes recebem um cartão, que deve ser depositado na catraca para somente então liberar seu acesso. Já no caso de funcionários ou estudantes, basta aproximar o cartão do leitor, que reconhecerá as informações coletadas e, assim, permitirá a entrada.

Torniquetes: Também destinado aos pedestres, este método oferece uma segurança a mais ao passo que impossibilita a passagem por cima ou por baixo da catraca, sendo ideal para locais onde há grande fluxo de pessoas. 

Cancelas: Utilizadas em estacionamentos, elas auxiliam no controle de entrada e saída de veículos. Com elas é possível analisar os dados informados pelo visitante (nome, documento e placa do veículo, por exemplo}) com o intuito de permitir ou não sua passagem. 

Portas: Este sistema, que prevê a utilização anterior de catracas, cancelas ou torniquetes, permite a instalação de fechaduras eletromagnéticas em portas e portões de acesso. Assim, é possível controlar o acesso a salas internas e até mesmo configurar a liberação remota ou alarme sonoro a fim de impedir que sejam esquecidas abertas. 

Cartões de acesso: Com excelente custo-benefício, os cartões de identificação eletrônica são ideais para o controle de acesso em áreas restritas. Para que sejam mais eficazes e seguros, pode ser recomendado que sejam integrados a um segundo método de segurança, como senha ou biometria.

Leitoras: Entre as leitoras mais conhecidas estão as de cartões de proximidade, tags, cartões inteligentes sem contato e também as leitoras biométricas, responsáveis pelo reconhecimento facial, impressão digital ou geometria de mão.

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma