Cresce o uso de Inteligência Artificial na segurança eletrônica

Já faz alguns anos que a Inteligência Artificial (IA) se tornou onipresente no nosso dia a dia. E a perspectiva é de que se expanda ainda mais. Empresas de todos os setores estão prevendo diversas oportunidades de inovação com essa tecnologia e, por isso, têm feito investimentos significativos em soluções de IA. Uma pesquisa da Deloitte, publicada em julho de 2020, apontou que 82% dos early adopters (iniciantes) já registraram retorno financeiro de seus investimentos em Inteligência Artificial. Além disso, 88% das empresas planejam aumentar os gastos com tecnologias cognitivas em 2021. 

 

Nas áreas de segurança e vigilância, a adoção de algoritmos inteligentes e redes neurais permitiu que os sistemas integrados realizassem detecções e identificações muito mais precisas. Um exemplo é o reconhecimento facial, que permite a detecção automática de características de pessoais; o reconhecimento de placa de veículos — em movimento ou não; e a identificação de situações de perigo e cruzamento de dados em tempo real. 

 

De acordo com uma reportagem da Revista Exame, de 2019, estudos de consultorias internacionais já estimavam um aumento na venda de dispositivos de monitoramento equipados com recursos de inteligência artificial. Aqui no Brasil, os últimos cinco anos apresentaram um aumento de 40% nas vendas de produtos como câmeras, microfones, alarmes, entre outros, registrando um faturamento de 6,5 bilhões de reais em 2018.

 

Desafios e tendências da Inteligência Artificial na segurança eletrônica

Existem desafios e limites que precisam ser superados para que a IA possa ser adotada de forma plena na segurança corporativa. Por isso, é fundamental que as empresas brasileiras do setor estejam sempre atentas às tendências e transformações digitais, e invistam em profissionais capacitados e com mindset inovador. 

 

Quando o assunto é tendência, podemos citar os sistemas de reconhecimento como grandes protagonistas. 

 

Leia também: Sistemas de identificação biométricos: o futuro já chegou

 

Sistema de reconhecimento facial

O sistema de reconhecimento facial é uma técnica que se baseia nas características únicas do rosto de cada pessoa, entendendo que todos têm um padrão facial. Com essas informações, a inteligência artificial cruza os dados captados com outros previamente cadastrados no banco de dados do sistema, possibilitando a identificação indivíduo.

Aliado a outras estratégias de segurança, o reconhecimento facial garante um alto nível de proteção, praticidade e agilidade aos processos corporativos. 

 

Sistema de reconhecimento de placas de veículos

Esse sistema atua no reconhecimento e na identificação de veículos, por meio da leitura automática de placas e cruzamento de informação com um banco de dados. Aqui, a inteligência artificial é uma solução efetiva para gestão de trânsito, segurança e vigilância privada e pública, além de pedágios e estacionamentos. 

 

Quer ficar sempre por dentro das tendências em segurança eletrônica? Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog

ARTIGOS RELACIONADOS

A Veolink se une ao Programa de Parceiros da SCATI

A Veolink e a SCATI formaram uma poderosa aliança para fornecer soluções de segurança inteligentes no Brasil. A SCATI, fabricante de soluções avançadas em segurança, e a Veolink, especialista em integração de sistemas de segurança, automação e gestão de dados, estão unindo forças para oferecer sistemas inovadores de segurança em todo o

Inteligência Artificial: 72% das empresas no mundo usam essa tecnologia

Na segurança eletrônica, a Inteligência Artificial tem possibilitado novas soluções mais eficientes Já faz alguns anos que a Inteligência Artificial (IA) se tornou onipresente no nosso dia a dia. E a perspectiva é de que se expanda cada vez mais. Empresas de todos os setores estão prevendo diversas oportunidades de