Cresce o uso de Inteligência Artificial na segurança eletrônica

Já faz alguns anos que a Inteligência Artificial (IA) se tornou onipresente no nosso dia a dia. E a perspectiva é de que se expanda ainda mais. Empresas de todos os setores estão prevendo diversas oportunidades de inovação com essa tecnologia e, por isso, têm feito investimentos significativos em soluções de IA. Uma pesquisa da Deloitte, publicada em julho de 2020, apontou que 82% dos early adopters (iniciantes) já registraram retorno financeiro de seus investimentos em Inteligência Artificial. Além disso, 88% das empresas planejam aumentar os gastos com tecnologias cognitivas em 2021. 

 

Nas áreas de segurança e vigilância, a adoção de algoritmos inteligentes e redes neurais permitiu que os sistemas integrados realizassem detecções e identificações muito mais precisas. Um exemplo é o reconhecimento facial, que permite a detecção automática de características de pessoais; o reconhecimento de placa de veículos — em movimento ou não; e a identificação de situações de perigo e cruzamento de dados em tempo real. 

 

De acordo com uma reportagem da Revista Exame, de 2019, estudos de consultorias internacionais já estimavam um aumento na venda de dispositivos de monitoramento equipados com recursos de inteligência artificial. Aqui no Brasil, os últimos cinco anos apresentaram um aumento de 40% nas vendas de produtos como câmeras, microfones, alarmes, entre outros, registrando um faturamento de 6,5 bilhões de reais em 2018.

 

Desafios e tendências da Inteligência Artificial na segurança eletrônica

Existem desafios e limites que precisam ser superados para que a IA possa ser adotada de forma plena na segurança corporativa. Por isso, é fundamental que as empresas brasileiras do setor estejam sempre atentas às tendências e transformações digitais, e invistam em profissionais capacitados e com mindset inovador. 

 

Quando o assunto é tendência, podemos citar os sistemas de reconhecimento como grandes protagonistas. 

 

Leia também: Sistemas de identificação biométricos: o futuro já chegou

 

Sistema de reconhecimento facial

O sistema de reconhecimento facial é uma técnica que se baseia nas características únicas do rosto de cada pessoa, entendendo que todos têm um padrão facial. Com essas informações, a inteligência artificial cruza os dados captados com outros previamente cadastrados no banco de dados do sistema, possibilitando a identificação indivíduo.

Aliado a outras estratégias de segurança, o reconhecimento facial garante um alto nível de proteção, praticidade e agilidade aos processos corporativos. 

 

Sistema de reconhecimento de placas de veículos

Esse sistema atua no reconhecimento e na identificação de veículos, por meio da leitura automática de placas e cruzamento de informação com um banco de dados. Aqui, a inteligência artificial é uma solução efetiva para gestão de trânsito, segurança e vigilância privada e pública, além de pedágios e estacionamentos. 

 

Quer ficar sempre por dentro das tendências em segurança eletrônica? Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink é umas das empresas confirmadas para a Seg Summit 2024

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica registrou faturamento acima de R$ 12 bilhões em 2023, com crescimento médio de 13,75% sobre os R$ 11 bilhões registrados em 2022. Esses números revelam o potencial desse mercado que vem

Lombada eletrônica educativa pode se tornar solução em condomínios residenciais

Alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade imposto em vias públicas, e até em locais como os condomínios residenciais. No “Maio Amarelo” marcado por campanhas de alerta sobre acidentes no trânsito, a Veolink oferece uma solução para garantir a fiscalização e a conscientização. “A instalação de uma lombada eletrônica

Soluções inovadoras e customizáveis na mineração

Setor precisa de uma segurança especializada que ajuda na performance do negócio Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca

Sistemas de segurança apresentam boa performance na vigilância do Agro

O CFTV é uma das soluções disponíveis para a segurança do agronegócio A economia do Brasil é diversificada e uma das maiores do mundo. Baseada em setores como agricultura, indústria e serviços, o país possui uma grande variedade de recursos naturais, desde terras férteis e ricos depósitos minerais. A agropecuária