Estratégia 3.2.1 de backup para a sua empresa

Estratégia 3.2.1 de backup para a sua empresa

As empresas têm procurado as melhores soluções para garantir mais segurança e confiabilidade de seus dados, por isso, atualmente é tão necessário avaliar qual a melhor estratégia de backup. Na segurança eletrônica, esse tem sido um tema recorrente, pois as fornecedoras de soluções têm se preocupado em oferecer a cada dia mais produtos de alta confiabilidade.

“O backup dos dados nas empresas serve para mitigar problemas, evitar a invasão de hackers. Ele é necessário para diminuir riscos de se perder toda a história e o cérebro da empresa”, explica Renato da Silva Pereira, diretor de Inovação da Veolink, empresa do Grupo Graber, e uma das principais integradoras de soluções e gestão em segurança eletrônica do Brasil.

O tema “cyber segurança” tornou-se fundamental no dia a dia das corporações, seja em grandes indústrias, mercado de varejo ou bancos. “Mesmo com o backup realizado, ele pode ter sido corrompido pela invasão. Para o mundo corporativo é muito importante estar atento a isso. Diante disso, analisar as melhores estratégias de backup é fundamental e, claro, se está adequado o suficiente para se proteger nesse mundo digital,” disse Renato Pereira.

Estratégia 3.2.1

Um dos melhores procedimentos de backup, segundo o diretor da Veolink, é a conhecida “Estratégia 3.2.1”. Essa estratégia é a dinâmica da empresa de se fazer três cópias dos dados. “Uma cópia precisa ser externa, você precisa escolher duas mídias diferentes: HD externo e um pen-drive, por exemplo; ter uma cópia off-line para ter certeza de que o invasor não terá acesso. A empresa pode usar a criptografia para proteger os seus dados, ou seja, usar a mesma ferramenta dos invasores, mas para a proteção”, explica Renato.

Uma política de backup bem estruturada e funcional é a garantia de que as cópias dos arquivos estejam sempre disponíveis em caso de falha do sistema, invasão ou mesmo erro humano. “A precaução é o ativo mais importante”, observa o diretor de Inovação da Veolink. Para Renato, além de realizar os procedimentos de backup é importante que as empresas façam testes periódicos.

“Essa é uma parte que merece atenção. Fazer testes para avaliar como está o sistema de proteção, se a mídia escolhida para fazer o backup está correta e também para avaliar o tempo que leva a restauração, um ponto crucial para a empresa”, finaliza. A Veolink oferece agora uma solução que inclui uma série de benefícios: a TCS-Tecnologia como Serviço.

As empresas que optarem pela aquisição da solução TCS terão análise de riscos da organização, que visa determinar quais atividades apresentam vulnerabilidade; análise de sistemas de segurança capazes de mitigá-las; elaboração de projeto de engenharia para implantá-los; plano de implantação e manutenção atuante e plano de atualização tecnológica.

Todo esse pacote de soluções pode ser obtido por meio de um pagamento mensal, sem que haja qualquer necessidade de um desembolso significativo de capital. Com operação em todo território nacional, a Veolink disponibiliza, sem custo, a análise de um especialista em segurança que elabora o plano e oferece aos potenciais interessados essa opção.

Outras vantagens do TCS: garante a disponibilidade total do sistema, dentro de um SLA curto, por meio da substituição imediata do equipamento defeituoso; reduz drasticamente o efeito da obsolescência, pois permite a atualização tecnológica constante do parque instalado; evita indisponibilidade do sistema e reduz processos internos para a aquisição de novos equipamentos para substituir equipamentos defeituosos.

Fonte:

https://euclideseder.com.br/2023/09/05/estrategia-3-2-1-de-backup-para-a-sua-empresa/

ARTIGOS RELACIONADOS

Lombada eletrônica educativa pode se tornar solução em condomínios residenciais

Alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade imposto em vias públicas, e até em locais como os condomínios residenciais. No “Maio Amarelo” marcado por campanhas de alerta sobre acidentes no trânsito, a Veolink oferece uma solução para garantir a fiscalização e a conscientização. “A instalação de uma lombada eletrônica

Soluções inovadoras e customizáveis na mineração

Setor precisa de uma segurança especializada que ajuda na performance do negócio Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca

Sistemas de segurança apresentam boa performance na vigilância do Agro

O CFTV é uma das soluções disponíveis para a segurança do agronegócio A economia do Brasil é diversificada e uma das maiores do mundo. Baseada em setores como agricultura, indústria e serviços, o país possui uma grande variedade de recursos naturais, desde terras férteis e ricos depósitos minerais. A agropecuária

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),