O agro é tech: conheça o avanço do agronegócio através de tecnologias inteligentes

Não é de hoje que o agronegócio é fundamental para a economia de inúmeros países, com o Brasil, mas atualmente não é necessário apenas ter grandes pastos ou plantações, se tornou fundamental ter a tecnologia aliada em todo o processo. Por conta disso, os investimentos em novas técnicas e maquinários cresce a cada ano, estes produtos vão de insumos a grandes equipamentos.

 

No país, uma das apostas para alavancar a produção do futuro se chama “rochagem”, ou “pó de rocha”. São fertilizantes naturais retirados de rochas que possuem substâncias como calcário e magnésio. Seu uso visa devolver nutrientes perdidos, fato muito comum em várias regiões do Brasil, como o cerrado.

 

Atualmente, existe uma variedade de aplicativos e “softwares” voltados para o agronegócio, são programas que buscam facilitar a gestão e otimizar a produção, com soluções como mapeamento de área, controle dos maquinários e gerenciamento de previsibilidade climática. O meio digital também está inserido no momento da venda, com lojas virtuais voltadas a esse mundo, unindo compradores e vendedores.

 

Maquinários autônomos são a solução encontrada principalmente para as grandes produções, que buscam uma economia de custo (por conta da não necessidade de contratação de motoristas) e agilidade para seu negócio, por saberem exatamente quanto tempo leva para o equipamento fazer todo o trabalho. Essa categoria de produto avançado chega a ter “softwares” especificando as necessidades, podendo definir com precisão o que será feito naquele espaço.

 

As tecnologias estão a disposição do agronegócio, como em todo setor, quem possui o maior poder de compra retém as melhores oportunidades de investimento, mas nunca aconteceu de aparecer maneiras de crescimento para esse mercado como atualmente, uma dica que especialistas deixam para os dias atuais é ter inteligência para saber onde entrar e surfar nesta mesma onda.

 

Curtiu esse conteúdo tech? Compartilhe com seus colegas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Setor de segurança eletrônica movimenta R$ 14 bilhões no Brasil

Com faturamento de R$ 14 bilhões no ano passado, de acordo com dados da Abese, mercado se depara com inúmeras possibilidades na era da tecnologia O setor de segurança eletrônica está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nas demandas dos consumidores e novas regulamentações. Para se manterem competitivas, as

As multi funcionalidades das câmeras de vigilância com Inteligência Artificial

O uso de câmeras de vigilância com inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais comum em diversos setores, desde segurança pública até monitoramento residencial e empresarial. Essas tecnologias representam uma evolução significativa em relação aos sistemas de vigilância tradicionais, oferecendo recursos mais inteligentes, eficientes e proativos. As câmeras

Brasil X EUA na segurança eletrônica: estamos indo bem?

A segurança eletrônica tem se tornado uma prioridade global, impulsionada pelo aumento da criminalidade, ameaças cibernéticas e avanços tecnológicos. Comparando o Brasil com os Estados Unidos, observa-se que ambos os países têm investido significativamente no setor, mas com abordagens, ritmos e contextos distintos, refletindo suas realidades socioeconômicas e tecnológicas. No