Retomada das atividades com tecnologia e segurança: saiba como o controle de acesso pode ajudar

 

No universo corporativo, muitas foram as adaptações necessárias para enfrentar a pandemia do novo Coronavírus. Do trabalho remoto à retomada das atividades, as empresas precisaram se adaptar ao novo normal, desenvolvendo estratégias a fim de preservar a segurança e a saúde de seus colaboradores. Em determinadas regiões do país, algumas organizações estão dando os primeiros passos na volta das atividades presenciais e, nesse momento, as dúvidas podem surgir.

 

Nessa perspectiva, alguns dispositivos de segurança estão sendo implementados com o intuito de facilitar o momento e respeitar as normas de distanciamento que seguem em vigência. Um dos preferidos pelas empresas de diferentes portes é o controle de acesso. Os equipamentos mais procurados são aqueles que evitam o contato das mãos com qualquer superfície, o que ajuda a controlar a disseminação do vírus. Dessa forma, soluções como o reconhecimento facial, que libera a entrada do funcionário a partir da leitura das características de sua face, sem que seja necessário tocar o dedo na leitora, como é o caso da digital, estão se popularizando entre as organizações. O sistema pode, ainda, ser integrado à abertura automática da porta, por exemplo, evitando o manuseio da maçaneta. 

 

Leitoras por aproximação, que podem funcionar tanto aliadas a cartões e tags ou a aplicativos com QR-Code no smartphone do colaborador, também estão sendo implementadas em diversas situações. Em um momento delicado e cheio de incertezas, a tecnologia se mostra extremamente eficiente e é vista como uma grande aliada para a retomada das atividades profissionais. E as soluções podem ser personalizadas conforme a necessidade de cada empresa, identificando suas principais demandas e desenvolvendo dispositivos próprios para cada local. 

 

Opções para todos os perfis de estabelecimentos

 

No caso de catracas, torniquetes e portas automáticas, também é possível optar por um sistema moderno que utiliza a tecnologia para liberar a entrada de pedestres, evitando que as mãos toquem a superfície. Esse tipo de barreira é muito comum em edifícios comerciais, que além da entrada e saída de colaboradores, costumam apresentar um grande fluxo de visitantes ao longo do dia. Dessa forma, optar por uma solução de liberação automática pode ser uma grande vantagem.

 

Se você busca soluções modernas e seguras para a sua empresa e deseja saber mais sobre os dispositivos de controle de acesso, acesse o site da Veolink e confira todas as soluções que oferecemos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Segurança eletrônica: saiba como as tecnologias impactam o mercado

Com um mercado em crescimento anual em torno de 10%, a segurança eletrônica evoluiu dos sistemas de circuito fechado para a Inteligência Artificial Nos últimos dez anos, a evolução tecnológica transformou profundamente o mercado de segurança eletrônica, impulsionando inovações que aumentaram a eficiência, a acessibilidade e a sofisticação dos sistemas. Em

Inteligência Artificial: um caminho sem volta 

Além da segurança física, por exemplo, a IA está transformando a cibersegurança A Inteligência Artificial (IA) tornou-se um pilar fundamental no desenvolvimento de soluções de segurança eletrônica, impulsionando avanços que aumentam a proteção, a eficiência e a adaptabilidade em um mundo cada vez mais digital. Sua importância reside na capacidade de processar

Conheça as tendências do mercado de segurança eletrônica para 2025

O mercado de segurança eletrônica no Brasil, em 2025, também segue a tendência dos anos anteriores de crescimento e expansão, impulsionado por avanços tecnológicos, aumento das ameaças cibernéticas e maior demanda por proteção física e digital. Nesse cenário, diversas tendências estão moldando o setor, oferecendo soluções cada vez mais eficazes