Riscos corporativos: como preveni-los dentro da sua empresa?

Os riscos corporativos representam uma importante questão dentro das organizações. Para evitá-los, cabe aos gestores o desenvolvimento de soluções que visam à prevenção e à contenção de situações indesejadas e os efeitos que elas podem causar à corporação. No dia a dia, são inúmeras as situações que representam riscos e o primeiro passo para a prevenção é observar a rotina e elencar todas as vulnerabilidades do ambiente corporativo, com o intuito de prevenir problemas que possam causar prejuízos de diferentes aspectos para a empresa. 

 

O que são riscos corporativos?

 

No dia a dia de uma empresa, muitas situações podem representar riscos, seja à própria corporação ou sua imagem, quanto à integridade e à saúde de seus colaboradores. De maneira geral, pode-se dizer que os riscos possuem proporções e periculosidades variadas, assim como prejuízos de diferentes tamanhos, seja à imagem da empresa e/ou marca no mercado, à qualidade de seus produtos e/ou serviços e também ao que se refere ao capital econômico da organização e à integridade de colaboradores, clientes e demais públicos. 

 

Dessa forma, o ideal é desenvolver um plano que visa à prevenção de todo e qualquer risco ao qual a empresa possa estar submetida, avaliando as situações do dia a dia e possíveis ações inesperadas que elas podem acarretar. Trabalhar na mitigação dos riscos, ou seja, na minimização de todas as situações possíveis de danos, é um importante dever dos gestores administrativos e de segurança. 

 

Como a segurança eletrônica pode atuar na prevenção dos riscos corporativos?

 

É extremamente importante que o gestor de segurança esteja atento aos principais fatores que podem representar riscos à organização e que atue de maneira a minimizá-los. Recursos da segurança eletrônica são aplicados nesse sentido, favorecendo o controle do gestor e oferecendo mais possibilidades de prevenção.

 

Câmeras de monitoramento

 

Equipamentos básicos na segurança patrimonial, as câmeras de monitoramento são importantes aliadas na prevenção dos riscos corporativos, além de serem fundamentais para a identificação de problemas e causas relacionadas a eles. Com o sistema de monitoramento, a equipe de segurança consegue avaliar em tempo real tudo o que acontece no ambiente empresarial, identificando situações que possam colocar em risco o patrimônio físico e a integridade das pessoas que circulam no local.

 

Além disso, em situações que já ocorreram, é possível utilizar as imagens coletadas para análise, identificando as causas. Vale ressaltar que o monitoramento também costuma inibir a ação de criminosos, diminuindo os riscos de eventos inesperados, desde roubos e furtos até fraudes que possam ocorrer dentro da organização. 

 

Leia também: Sensores de segurança: potencializam sistemas de vigilância?

 

Detecção de intrusão

 

O sistema de detecção de intrusão tem um importante papel no controle da segurança de uma empresa. Seu caráter é preventivo, pois ajuda a inibir a ação de criminosos graças ao uso dos equipamentos de segurança, tais como cercas elétricas, alertas sonoros e sensores que captam a presença de pessoas na área protegida. Além disso, essa é uma solução com efeito reativo, visto que permite a rápida tomada de decisão por parte da equipe de segurança. Por exemplo, caso ocorra a invasão por parte de criminosos, o sistema de detecção instantaneamente emitirá alertas para a central de segurança, possibilitando uma resposta eficiente e, assim, diminuindo possíveis riscos e prejuízos à empresa.

 

Restrição por controle de acesso

 

Este é um recurso muito interessante do sistema de controle de acesso, que permite restringir o acesso em determinados momentos. Com a programação realizada, por exemplo, é possível barrar a entrada de pessoas em salas específicas da empresa, evitando o acesso aos conteúdos que estão nelas armazenados. Além disso, o gestor de segurança pode definir dias e horários permitidos para o acesso à empresa, bloqueando a entrada dos indivíduos fora dos horários liberados previamente. Esses recursos são muito funcionais no controle da rotina e podem auxiliar na prevenção de riscos no ambiente corporativo. 

 

Se você deseja saber mais sobre a prevenção de riscos no ambiente corporativo, entre em contato e converse agora mesmo com um de nossos especialistas. A Veolink é uma empresa focada em soluções de segurança eletrônica e oferece as mais recentes tecnologias para seus clientes. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma