Sistema Integrado de Segurança: por que investir nessa solução?

Na rotina de uma organização, pensar em soluções para promover a segurança é fundamental. Com mais tranquilidade no dia a dia, os colaboradores encontram um ambiente produtivo para o trabalho, além disso, gestores e empresários conseguem dedicar seu tempo a demandas que requerem o seu conhecimento específico. Com particularidades e características únicas, cada empresa tem suas próprias necessidades quando o assunto é segurança patrimonial. Dessa forma, os sistemas integrados oferecem soluções mais estratégicas quando comparados aos equipamentos isolados. 

 

Com um sistema integrado de segurança, é possível otimizar a eficiência operacional e o próprio investimento, uma vez que a resposta tende a ser muito mais segura e assertiva. Esse conjunto de equipamentos é utilizado com o intuito de reforçar a segurança empresarial, através de escolhas personalizadas entre uma série de dispositivos e subsistemas de detecção. O Circuito Fechado de Televisão (CFTV), por exemplo, pode ser associado ao controle de acesso, detecção de incêndio, alarme perimetral, monitoramento de frotas, entre outros recursos. Assim, a organização conta com um projeto de segurança completo, que abrange os diferentes níveis do seu negócio.

 

Integração de sistemas: conheça as opções

 

Os sistemas integrados de segurança podem ser personalizados conforme as características de cada empresa. Ou seja, tudo é planejado estrategicamente de acordo com as demandas e principais vulnerabilidades de cada local. Por isso, atualmente podem ser encontrados três níveis de integração de sistemas. São eles:

 

  • Integração Fake: Neste nível, os sistemas estão instalados em um mesmo ambiente, no entanto, não há comunicação entre eles. Ou seja, cada um funciona de maneira independente;
  • Integração Básica: Aqui, os módulos de solução, que podem incluir CFTV, alarme perimetral, controle de acesso, detecção de incêndio, entre outros, se comunicam, porém com limitações impostas pelos recursos disponibilizados por cada fornecedor;
  • Integração Total com Customização: Este é o nível mais completo de integração. Nele, os sistemas se comunicam entre si, além disso, o fornecedor de cada solução detém o conhecimento técnico para agregar à plataforma recursos não existentes originalmente, ou seja, personalizando todo o sistema de acordo com as demandas do local.

 

Com o sistema integrado de segurança, a organização pode usufruir de uma série de vantagens, principalmente quando comparado às demais soluções. Mais eficiente, esse recurso pode ser aplicado em negócios de diferentes segmentos e portes, englobando as principais necessidades de cada local. Além do monitoramento, acesso às imagens de forma remota e em tempo real, entre as soluções estão o controle de fluxo de pessoas, detecção de incêndio e até mesmo a integração com o sistema de automação predial. Dessa forma, a rotina de trabalho ganha em tranquilidade e praticidade. 

 

A Veolink é uma integradora de sistemas que atua há mais de 40 anos no mercado de segurança, desenvolvendo soluções personalizadas para cada necessidade. Acesse www.veolink.com.br e conheça nossos serviços.  

ARTIGOS RELACIONADOS

Como proteger sua empresa de falhas de segurança no ChatGPT

Mas, junto com esses avanços, vêm riscos. Recentemente, uma falha de segurança na versão corporativa do ChatGPT foi descoberta, e criminosos estão aproveitando para tentar acessar informações sensíveis. Essa falha, considerada de risco médio, já gerou milhares de tentativas de ataques, mostrando que as empresas precisam agir rápido para se

Quais são os critérios para uma boa escolha dos componentes?

O mercado de segurança eletrônica está em plena expansão e em constante evolução tecnológica — uma realidade que torna absolutamente essencial a escolha criteriosa dos componentes que compõem os sistemas de vigilância por vídeo. Por que escolher bem os componentes é fundamental? Câmeras, gravadores (DVR/NVR), switches, cabos e fontes de