Sistemas de identificação biométricos: o futuro já chegou!

Sistemas eficientes de segurança são compostos por uma série de elementos e dispositivos, que juntos resultam em uma solução confiável e funcional para diferentes necessidades. Entre as formas de controle de acesso disponíveis, a identificação biométrica através de leitoras é uma das mais conhecidas. Mas você sabe como ela funciona?

Diferentemente do que muitos costumam pensar, a biometria não se refere apenas à identificação das digitais de um indivíduo. Na verdade, este método está relacionado à assimilação de características únicas em cada pessoa como reconhecimento facial, de íris, retina, geometria da mão, entre outros. 

 

O que é a biometria e como ela funciona?

Em geral, a biometria corresponde ao reconhecimento das características físicas de uma pessoa, sendo considerada uma solução mais eficiente do que aquelas que requerem senhas, cartões ou códigos de acesso. Sua eficácia também está relacionada ao fato que pessoas podem esquecer senhas, emprestar ou mesmo perder cartões e tags. Porém, com a biometria, isso não ocorre e, ainda, garante legitimidade de dados e informações. Afinal, os indivíduos são formados por características únicas, praticamente impossíveis de serem copiadas. 

Um sistema de segurança composto por identificação biométrica tende a oferecer mais tranquilidade e proteção à empresa em diferentes níveis. É possível, por exemplo, utilizá-lo desde a portaria/entrada principal até o acesso à rede de computadores ou salas de acesso restrito. Para isso, é possível utilizar tanto a leitura das digitais como o reconhecimento facial ou de íris.

Entre os benefícios da biometria na segurança empresarial estão a redução de falhas, a praticidade e a rapidez, bem como uma maior sensação de segurança para a equipe de funcionários e colaboradores. Os gestores também ganham mais tranquilidade ao saber que podem contar com a tecnologia de um método altamente eficaz e seguro para resguardar a empresa em variadas situações. 

Com a biometria, protege-se não apenas a estrutura física da empresa, como também seus dados e patrimônio imaterial. Diferente do patrimônio material, que pode ser facilmente mensurado, o imaterial é formado por bens intangíveis, como pessoas, conhecimentos adquiridos e métodos de produção, por exemplo. No dia a dia de uma empresa, este sistema vem a somar no que se refere à confiabilidade e à agilidade na rotina de diferentes setores, impossibilitando fraudes e permitindo maior controle quando comparado aos demais métodos.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Soluções inovadoras e customizáveis na mineração

Setor precisa de uma segurança especializada que ajuda na performance do negócio Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca

Sistemas de segurança apresentam boa performance na vigilância do Agro

O CFTV é uma das soluções disponíveis para a segurança do agronegócio A economia do Brasil é diversificada e uma das maiores do mundo. Baseada em setores como agricultura, indústria e serviços, o país possui uma grande variedade de recursos naturais, desde terras férteis e ricos depósitos minerais. A agropecuária

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e