Tudo o que você precisa saber sobre Sistema CFTV para empresas

Saiba mais sobre as vantagens de contratar um Circuito Fechado de Televisão (CFTV) para a sua empresa

Entre as soluções tecnológicas para o sistema de segurança empresarial, o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) certamente é um dos mais procurados. Através de câmeras pode-se controlar movimentações realizadas em áreas selecionadas e contar com as imagens captadas para análise posterior. 

O sistema de câmeras pode ser integrado a uma central de monitoramento, e controlar 24 horas por dia, durante 7 dias na semana, tudo o que acontece na sua empresa. Essa é considerada uma maneira eficiente de garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, sejam eles comerciais, corporativos ou industriais.

Além da segurança oferecida pelo sistema e da possibilidade de monitoramento em tempo real por uma equipe qualificada durante todo o dia, também é possível ter acesso às imagens de forma remota, através do smartphone ou tablet.

Assim, além dos registros e da identificação de atividades suspeitas de forma ágil e eficaz, pode-se ter acesso ao que está acontecendo na empresa mesmo quando o proprietário ou responsável não está presente. Essa possibilidade permite a tomada rápida de decisões em caso de situações adversas, minimizando ou até mesmo evitando danos para a instituição.

Mas afinal, quais são as principais vantagens de contratar um Sistema de CFTV para a sua empresa? 

Diminuição na tentativa de furtos e assaltos

Com o sistema de CFTV, além do registro das imagens e possibilidade de identificar suspeitos em ações ilícitas, pode-se inibir o desenvolvimento dessas atividades, antes mesmo delas acontecerem.

Não é novidade para ninguém que criminosos preferem planejar suas ações em locais menos vigiados e, ao saberem da existência de um circuito de imagens, poderão se desencorajar, evitando, assim, infrações no local.

É importante informar que existem diferentes tipos de câmera, com a possibilidade de atender a necessidades variadas. Para cada local, pode-se utilizar um sistema especial, seja ele analógico ou digital.

Para isso, é preciso avaliar as particularidades das áreas que deverão ser monitoradas. Por exemplo, a escolha da lente da câmera dependerá da distância a ser gravada, com o intuito de oferecer imagens de qualidade independente do campo de visão.

Tipos de câmeras existentes no mercado

Entre as câmeras utilizadas atualmente estão as Bullet e Mini Dome. Elas apresentam lente fixa ou varifocal, manual ou motorizada, limitadas na captação de somente uma cena.

Além delas, existem as Speed Dome e PTZ, que fazem movimentos em pan (movimento do alvo no eixo horizontal), tilt (movimento vertical) ou zoom (aproximação ou distanciamento da área focada). Já as câmeras “olho de peixe” possuem lentes que permitem um ângulo de visão maior e panorâmico, ideais para áreas abertas e extensas. 

Em casos específicos, é possível utilizar câmeras à prova de explosão ou câmeras térmicas, que permitem detectar movimentações mesmo em ambientes com baixa ou nenhuma incidência de luz. No entanto, este tipo de câmera possui uso restrito e sua compra está sujeita à autorização prévia.

Armazenamento e consulta de imagens

Além da possibilidade de acompanhar em tempo real e de forma remota (através de smartphone ou tablet) as atividades na empresa através do CFTV, é possível gravar as imagens captadas. Esse recurso é ideal para a análise posterior das movimentações, até mesmo para a identificação de possíveis suspeitos em atividades ilegais.

São diversos os usos e vantagens ao se contratar um sistema de CFTV com foco empresarial. No entanto, é imprescindível contar com profissionais qualificados desde a fase inicial do processo, que inclui a instalação dos equipamentos, até a escolha de um sistema de armazenamento (storage/HD) adequado.

Com esses cuidados, é possível garantir a eficiência do Circuito Fechado de Televisão, proporcionando mais segurança e proteção em diferentes áreas dentro de uma empresa. 

Certamente, o melhor caminho na escolha do sistema mais adequado é contar com a ajuda de profissional especialista em segurança. A Veolink oferece consultores em todo o território nacional, que prestam auxílio na especificação de forma gratuita.

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma