Você conhece o conceito de Segurança Patrimonial?

Você já ouviu falar em Segurança Patrimonial? Esse conceito vem sendo cada vez mais falado no universo corporativo e pode ser compreendido como uma série de ações realizadas de maneira preventiva a fim de reduzir as situações de risco a que um patrimônio está exposto. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura.

 

A Segurança Patrimonial é composta por um conjunto de recursos, que abrangem desde uma gestão administrativa eficiente, segurança e vigilância de qualidade, até sistemas eletrônicos que facilitam a rotina e a deixam mais segura, como é o caso do controle de acesso e da detecção de incêndio. De acordo com o segmento no qual a empresa está inserida, suas atividades e recursos, a segurança patrimonial pode ser adaptada, utilizando os recursos mais adequados para cada necessidade. 

 

De maneira geral, a segurança patrimonial tem o objetivo de oferecer máxima proteção para a organização e seu patrimônio, tanto físico e material, quanto de pessoas, recursos e inteligência. Dessa forma, as soluções precisam ser estudadas caso a caso, avaliando as particularidades de cada instituição, para assim desenvolver um planejamento personalizado e eficiente. 

 

Quais os objetivos da Segurança Patrimonial?

 

Como falamos, a segurança patrimonial tem o objetivo de proteger o patrimônio de uma empresa e oferecer um ambiente seguro para os colaboradores, visitantes e clientes. O sistema de segurança deve ser elaborado com base nas vulnerabilidades e necessidades específicas de cada instituição. Por exemplo, uma empresa com um sistema de segurança eficiente e tecnológico se torna mais segura e protegida contra a ação de criminosos em diferentes âmbitos. Essa segurança pode ser tanto contra roubos e assaltos, como invasões, espionagens ou acesso a materiais e documentos sigilosos. 

 

Além disso, a segurança patrimonial pode incluir um sistema de detecção de incêndio eficiente, monitoramento de frotas, caso trabalhe com transporte de cargas, e claro, monitoramento em tempo integral de todo o patrimônio e instalação de barreiras físicas, como cercas e grades. Os dispositivos podem variar conforme as características de cada imóvel, a estrutura da empresa e a sua localização.

 

Ou seja, a segurança patrimonial tem como objetivo evitar:

 

  • Roubos, furtos e assaltos
  • Sequestros
  • Roubo de cargas
  • Roubo de informações, espionagem
  • Acesso indevido de pessoas à empresa
  • Acidentes de trabalho
  • Depredações ao imóvel
  • Incêndios

 

Se você busca soluções modernas para Segurança Patrimonial e deseja saber mais sobre os serviços mais indicados para a sua empresa, acesse o site da Veolink agora mesmo!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Setor de segurança eletrônica movimenta R$ 14 bilhões no Brasil

Com faturamento de R$ 14 bilhões no ano passado, de acordo com dados da Abese, mercado se depara com inúmeras possibilidades na era da tecnologia O setor de segurança eletrônica está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nas demandas dos consumidores e novas regulamentações. Para se manterem competitivas, as

As multi funcionalidades das câmeras de vigilância com Inteligência Artificial

O uso de câmeras de vigilância com inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais comum em diversos setores, desde segurança pública até monitoramento residencial e empresarial. Essas tecnologias representam uma evolução significativa em relação aos sistemas de vigilância tradicionais, oferecendo recursos mais inteligentes, eficientes e proativos. As câmeras

Brasil X EUA na segurança eletrônica: estamos indo bem?

A segurança eletrônica tem se tornado uma prioridade global, impulsionada pelo aumento da criminalidade, ameaças cibernéticas e avanços tecnológicos. Comparando o Brasil com os Estados Unidos, observa-se que ambos os países têm investido significativamente no setor, mas com abordagens, ritmos e contextos distintos, refletindo suas realidades socioeconômicas e tecnológicas. No