Expectativas para o profissional de TI nos próximos anos

 

O mundo está em constante evolução e as inovações tecnológicas surgem a todo momento. Dessa forma, a carreira do profissional de TI (ou Tecnologia da Informação) também está sempre se atualizando. Para quem atua na área ou mesmo para aqueles que estão pensando em ingressar no ramo, é válido entender como funciona o mercado e quais são as expectativas para o futuro. 

 

É normal que ao se falar em futuro da TI imediatamente se pense em Inteligência Artificial, dados em nuvem e outros artifícios tecnológicos cada vez mais desenvolvidos, mas os especialistas afirmam que é importante pensar além, enfatizando o surgimento de novas profissões na área, principalmente relacionadas à segurança cibernética. Essa é uma tendência que surge a partir da complexidade do assunto e da necessidade de investir em soluções cada vez mais focadas na proteção em rede. 

 

Quando se pensa no futuro, espera-se que as soluções em segurança sejam cada vez mais efetivas e tecnológicas. A tecnologia, aliás, lidera uma importante revolução no segmento, com ferramentas mais eficientes para a transmissão de dados, privacidade e a segurança em rede como um todo. Em resumo, espera-se que as transformações do mercado atuem diretamente na otimização da rotina, proporcionando mais eficiência e melhores resultados para os novos negócios.

 

Trabalho remoto e as soluções tecnológicas

 

Desde o último ano, as empresas estão vivenciando novas experiências com a necessidade do trabalho remoto. No entanto, estima-se que essa medida deverá permanecer, mesmo no mundo pós-pandemia. Ao se pensar em equipes distribuídas em diferentes locais, trabalhando de forma prática mesmo à distância, percebe-se a importância que a tecnologia da informação tem a ganhar nos próximos anos.

 

A implantação de sistemas eficientes para controle de produtividade, compartilhamento e acesso de arquivos, ferramentas de gerenciamento, entre outros, tende a se tornar ainda mais procurada daqui para frente. E com a tecnologia empregada de forma inteligente, torna-se possível otimizar o trabalho remoto e deixar a prática ainda mais produtiva e eficiente para trabalhadores e gestores de diferentes segmentos. 

 

Valorização de profissionais especialistas

 

Como falamos acima, o futuro promete grandes revoluções e um aprimoramento das funções em diferentes áreas da TI. Para acompanhar a evolução do mercado e estar apto a atuar em situações desafiadoras, entende-se que os profissionais especialistas terão cada vez mais espaço para atuação, sendo suas presenças indispensáveis em diferentes frentes. Essa qualificação é primordial para a otimização dos sistemas e o bom uso das tecnologias disponíveis, proporcionando resultados cada vez melhores e de grande impacto para a rotina dentro de empresas de variados segmentos.

 

A partir dessa perspectiva, um cargo que promete fazer a diferença no futuro da TI é o gestor de inovação. Esse profissional, com grande capacidade analítica, deverá estar sempre atento às tendências, inovações e novas tecnologias disponíveis no mercado. Assim, se tornará o responsável por implementar transformações de grande impacto, propondo novas estratégias para as organizações.

 

A Veolink está sempre em busca das melhores soluções em tecnologia, oferecendo inovação, qualidade e eficiência para seus clientes. Para saber mais sobre esse universo, acompanhe nosso blog.  

Developer working on code late at night, view from the back

ARTIGOS RELACIONADOS

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

O agronegócio brasileiro vem em crescimento ano após ano, colocando o Brasil como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como celulose, café, soja, milho, carne bovina, açúcar e suco de laranja. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Saiba quais as vantagens de um sistema de segurança customizado

O tema segurança nas indústrias é extremamente relevante, pois toda organização – independentemente do setor em que se encontra- precisa dela para operar bem. Desde grandes siderúrgicas, passando por empresas portuárias e de transporte, refinarias e até mesmo universidades precisam de um plano que minimize riscos aos seus funcionários e

2024 será um bom ano para o mercado de segurança eletrônica

Em 2022, o setor de segurança eletrônica faturou R$11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança; expectativa para este ano é  crescer dois dígitos O ano de 2023 foi muito desafiador para a economia em geral, com exceção do agro. Entretanto, a expectativa

Mercado de segurança eletrônica projeta curva de crescimento em 2024 

Para o ano que vem, a aposta é que o setor cresça dois dígitos; CEO da Veolink está otimista e reforça investimentos da empresa em inovações tecnológicas Neste ano de 2023, a Veolink investiu pesado em inovação tecnológica dos produtos próprios como a plataforma de gestão de acesso Nautilus, uma